quinta-feira, 23 de outubro de 2008

DEU NO BLOG DO NASSIFF

A discussão sobre os blogs
Para se redimir da campanha contra os blogs, o “Estadão” organizou uma mesa redonda. O destaque maior, dado pela cobertura, foi à frase de Gilson Scwartz, da USP, de que o aumento de blogs pode transformar a web em uma “lixolândia”. Essa mesma frase apareceu no jornal e no caderno “Link” desta segunda. Destacou-se também a declaração da professora Ana Maria Brambilla, da UFRS, de que “seria bom discutirmos a qualidade”.
Certamente as análises do Gilson e da Ana Maria, foram bem mais amplas. Mas como os jornais têm espaço restrito, coube ao repórter escolher a frase que ELE considerou de maior impacto, e colocar na matéria – já que o papel tem limitações de espaço, e o modo de produção jornalístico tradicional exige que o repórter selecione as declarações ou fatos mais chamativos.
Não há como nem porque pedir “qualidade” aos Blogs, como sugere o debate. A blogosfera é um universo anárquico onde cabe de tudo. É uma nova forma de organização da opinião, na qual os próprios leitores buscarão os blogs que tomarão como referência. E há blogs para todos os gostos, para catarse, para informação e para análise.
É fundamentalmente diferente do modelo de imprensa escrita. Primeiro, porque na mídia tradicional há barreiras de entrada enormes para novos concorrentes, necessidade de capital intensivo até alcançar o ponto de equilíbrio. Se não gosto mais da "Folha" troco para o "Globo"; se não gosto do "Globo", para o "Estadão", se não gosto do "Estadão", para a "Folha". E se todos passaram a serem iguais, com a "jurisprudência" jornalística, o que me resta?
Depois porque, na blogosfera a referência passa da empresa jornalística para a pessoa física do blogueiro.
Nos jornais há (havia) diversidade entre os colunistas. Mas cada qual era parte do todo, principalmente porque jornal é estático, com as colunas presas aos limites do papel, e a composição do quadro de colunistas é definida pela direção dentro de uma estratégia mercadológica. Quando a mídia maciçamente recorreu à “jurisprudência” jornalística, nos últimos anos, a diversidade acabou e muitos grupos de leitores ficaram órfãos.
Na blogosfera o jogo é livre. O leitor montar seu painel de blogs e percorre todos eles confrontando opiniões e informações.
Qualquer tentativa de minimizar o papel dos blogs foi desfeita pelo próprio representante do “Estadão”, que, antes do debate, em nome do jornal pediu desculpas aos blogueiros: “amamos os Blogs”. E olha que o representante foi Roberto "Paz e Amor" Godoy, maior especialista brasileira em guerras e armamentos.enviada por Luis Nassif
(
comentar ) ( 41 comentários ) ( envie esta mensagem ) ( link do post )

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário