sexta-feira, 24 de outubro de 2008

APRENDA QUANDO ABASTECER SEU CARRO.

Truques para abastecer os veículos - Importante:
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. Assim quevocê levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas ospostos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estarmais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. Ocontrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, eos combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche otanque ao méio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro decombustível não será um litro exatamente. Na indústriapetrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo> tem umpapel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito(cisterna) do caminhão seja exato.

2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que seexerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Seencherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem doprecioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma emvapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira decombustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que,os postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e ousuário acaba pagando como se tivesse> recebido a real quantidadecontabilisada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro domesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa.Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo demanter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de conbustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que ocombustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
Colaboração do Geucy Costa.
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

FAZENDA E BANCO CENTRAL E MP. PARA SALVAR

Ministros anunciam novas medidas para diminuir riscos da crise mundial
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram ontem três novas ações preventivas que visam diminuir os riscos da crise financeira internacional na economia brasileira. As medidas serão implementadas por meio da medida provisória (MP 443) publicada no Diário Oficial.
Conforme o ministro Guido Mantega, a primeira permite que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF) participem do controle acionário de instituições financeiras com problemas de liquidez."

Mantega reafirmou que o sistema financeiro brasileira está sólido e garantiu que a medida tem caráter estritamente preventivo. "Não há bancos quebrando no Brasil", disse a jornalistas durante entrevista coletiva no auditório do Ministério da Fazenda, em Brasília.
"Nós estamos aumentando as alternativas para empresas que querem alienar parte de seu controle acionário. A instituição que quiser fazer alienação pode pesquisar e obter melhor preço, pois a entrada dos bancos públicos melhora a concorrência", complementou.
A segunda medida permite à CEF criar uma empresa voltada para o setor imobiliário - a Caixa Par. O ministro afirmou que a medida permitirá à CEF ter participação acionária nas empresas de construção civil, assim como ocorreu no passado com o BNDES.
O objetivo é reforçar o setor habitacional para manter a performance dos últimos dois anos. A preocupação do governo é que a crise interrompa o fluxo de capital, levando a suspensão dos projetos de habitação em curso no País.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, detalhou a terceira medida, que autoriza a autoridade monetária a efetuar swaps (troca) de moedas em países com moedas de alta aceitação internacional. Assim como as ações anunciadas por Mantega, Meirelles ressaltou o seu caráter preventivo.
Ele explicou que assim como o FED (o banco central americano) e outros bancos centrais que possuem moedas conversíveis, o swap permitirá que o BC negocie reais com outras moedas. "É meramente um processo de antecipação de possíveis necessidades futuras. Apenas disponibilizamos a faculdade legal para permitir a troca de moedas".

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno