terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

BOAS COISAS PARA TODOS

Umas das boas coisas ocorridas nesses últimos anos, de 2001 a 2007, uma delas é que as importações vieram para somar. Houve muitas críticas de alguns jornalistas que fazem oposição sistemática ao governo, sem levar em conta de que destino, que na sua maioria, foram direcionados para o aumento de produção.
Fundamentalmente essas importações foram direcionadas para aumentar o nível de produção e com isso ajudando, com excelente parcela, o crescimento do PIB. Salvo engano, foram 120 bilhões de dólares. Vieram ajudar suprir a demanda interna (além das exportações, é claro) crescente devido o poder de compra dos brasileiros, que aumentou em muito, assim como os juros que tiveram uma queda significativa, apesar de ainda estarem altos, se comparados com outras economias, mesmo àquelas do nível do Brasil. A indústria brasileira soube aproveitar-se dessa melhorias.
Por terem aproveitado a queda do dólar, os meios de produção aproveitaram para investirem em melhores equipamentos, fazendo crescer, portanto, o nosso parque industrial. Isso também gerou mais empregos e impostos arrecadados tanto pelo Governo central, Estaduais e Municipais.
Para 2008, se continuarmos com a mesma garra em todos os níveis, teremos novos récordes em muitos outros setores que não vistos além dos de primeiro plano da nossa economia. Penso, modestamente, pois não sou especialista em nada, mas uma pessoa que vive de informações de vários setores, e vivência de observador há meio século.
Independentemente dos problemas lá nos EUA, baseado no conhecimento de muitos analistas, o Brasil passará muito bem desse furacão que se abateu na maior economia mundial. Posso estar equivocado, mas hoje o Brasil depende dos EUA em 25% das suas expotações. O restante foi diluido para outros mercados, principalmente para a China.
Outro fator interno, para aumento de consumo, é que vários setores cresceram e continuarão a crescer a uma taxa de 15% ou até mesmo 20%, como é o caso da contrução civíl. Juntando-se a isso, também teremos os invetimentos do PAC se transformando em realidade. Se for com a eficiência que o Governo diz, será uma alavanca de muita grandeza para o nosso país. A Geração de empregos se tornará grande e com isso mais gente conseguindo um poder de compra maior.
Não posso deixar de falar sobre a independência do setor de petróleo. O Governo foi pequeno na comemoração de uma tão importante LIBERDADE conseguida nesses dois ou três anos. Parece que se sentiu até envergonhado para não VIBRAR com uma conquistas de tamanha envergadura. Somente os mais envolvidos nessa área e que já tinham conhecimento, é que vibraram. Estamos prestes a sermos um país exportador. Já imaginaram isso? Já imaginaram vendendo petróleo a 100 dólares o barril? Entrando dinheiro e não mais saindo? Ao nos lembrarmos do período em que quase que fomos a bancarrota, se não me engano nos anos 80. já poderíamos gritar como país de fato INDEPENDENTE! Que Deus nos abençõe para sempre amém"!