quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUAL SERÁ O PROBLEMA ? SER OU NÃO SER?

CALAM-SE OS DIGNOS E INTELIGENTES E AFLORAM OS MEDIOCRES

Nem sempre a pessoa mais culta, seja o mais inteligente.
Os escolados da vida, em grande parte ou mesmo a maioria, sempre são os mais vitoriosos. Há sim, os inteligentes, mas medíocres, que estão encastelados em muitas áreas do poder por muitos e muitos anos. No nosso Congresso Nacional é o que mais se vê. Normalmente os chamamos de "caciques ou coronéis da política".
Wilnston Churchill, quando fez o seu primeiro pronunciamento na Câmara dos Comuns, no parlamento inglês, depois foi perguntar a um velho parlamentar conhecido de seu pai, o que achara do seu primeiro pronunciamento. O velho político lhe respondeu: "Foste muito bem e muito além do que todos esperavam, mas não devias ter demonstrado, de imediato, todo o teu saber". "Aqui, como em outros lugares, os novatos que demonstrarem grandes virtudes e interesses em fazer algo melhor, serão deixados de lado pelas velhas raposas que aqui habitam por muitos e muitos anos". É, deve ser mesmo difícil, pois há séculos que tais fatos se repetem e ficamos a mercê do velho ditado: "antiguidade é posto".
Rui Barbosa, no início do século XX, já dizia: "Há tantos burros mandando em homens inteligentes, que , as vezes, fico a pensar que a burrice é uma ciência".
Rui, com essas palavras, já condenava nossos governantes, que pensavam serem os maiores intelectuais, mas somente deixaram um legado negativo para os dias de hoje. Ontem, portanto, nosso país foi governado por pretensos "inteligentes".
Diz-se que, a maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas, são os mais medíocres e têm medo do inteligente que chega. Que nem sempre é o mais intelectual é o mais eficiente, pois quando no poder se deteriora na malvadeza do ser humano, impedindo que outros façam coisas boas prosperarem.
Os medíocres ocupam suas posições no poder por muitos anos, não dando oportunidade aos que querem ser diferentes, que desejam o progresso da coletividade e não o seu, pessoalmente.
Portanto, temos que nos livrarmos dos eternizados no poder, principalmente lá no Congresso Nacional, onde ainda há o resquício dos antigos caciques políticos. Se não houver uma ação popular através do voto livre em eleições, infelizmente ainda teremos que sermos obrigados a ver esses medíocres serem referenciados como grandes guardiões da nossa democracia. Temos exemplos disso, basta que façamos um esforço de memória.
http://bueninho-oquepensabueninho.blogspot.com <<<<<>

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno