sexta-feira, 2 de novembro de 2007

ENALTECER

SEMPRE ENALTECEMOS tudo que vemos e sabemos dos países mais avançados e isso não ocorre com a mesma intensidade com nossas coisas boas que também temos em nossa terra.

Achamos bonito quando uma jornalista faz pergunta muito direta sobre um assunto que realmente nos aflige, mas quando devolvemos com a mesma precisão e com exemplos, nossos jornalistas tupiniquins acham que fomos indelicado. O pior é que se trata muita das vezes de jornalistas de conceito, principalmente dentro do meio desportivo e de nível nacional.

Quem viaja a passeio, seja dentro do próprio país ou exterior, sempre quando retorna externa de forma deslumbrada o que viu ou ouvir. Claro, só esteve visitando onde pairava a beleza e a alegria além dos prazeres. Mas, se penetrassem nos assuntos internos, não divulgados para fora, veriam que certos males se comparam com os nossos.

Vi pela TV, todos os pronunciamentos e, cada um tirou suas conclusões de acordo com que entendeu ou conforme interesses particulares ou empresariais, no caso, do jornalistas brasileiro.

Quem viu o jogo do Brasil e Equador, realizado no Maracanã, têm bem a dimensão do que quero dizer. Por acaso a TV. que transmitiu para o Brasil todo e para mais de 100 emissoras internacionais, mostrou nossa arquibancada tipo torcedores dos jogos do Brasileirão, com a peble toda pedindo
"firma nois aqui"!

Temos sim, muitos problemas. Para muitos insolúveis, mas ainda temos muitas esperanças. Haveremos de fazer mesmo uma bela Copa do Mundo. Não queiramos no fundo do nosso coração, fazermos as coisas melhores que os nossos hermanos argentinos. Nosso povo necessita de incentivo de todos os meios e nossa imprensa poderia colaborar um pouquinho que fosse. Claro, não se pode querer que nossa imprensa deixe de levar ao nosso conhecimento as mazelas de todas a matizes. Já tive a oportunidade de visitar alguns países e inclusive estive numa Copa e também observava as coisas não muito
agradáveis de se ver.

Meus amigos, 2014 está aí mesmo. Vamos usar a Copa como mais um motivo de fazer o país crescer mais, que sejamos mais produtivos, que seja feita uma revisão nas infra-estruturas que realmente estão por merecer uma atenção muito maior do que se pensa. Que nossa saúde seja de fato melhorada. Que tenhamos um povo mais otimista para tudo, não só para o futebol, porém, façamos desse futebol uma maneira de que se modifique toda uma estrutura corroída de muitos séculos. Sem objetivos não chegaremos lá. Usemos o esporte para incentivar o nosso povo que ele é o maior responsável pelo desenvolvimento da nossa nação. Façamos da Copa uma tábua de salvação para o nosso desenvolvimento, pois dos políticos esse povo há muito está desacreditando. Nossa imprensa têm uma grande parcela a desenvolver para nossa redenção em tudo.
Felizmente hoje o Brasil é outro. Temos potenciais enormes. Nossa economia está caminhando a passos largos pra ser de fato a Nação dos sonhos de todos os brasileiros. Não sou adepto dos que enrolam a bandeira nacional no nosso corpo. Ela é muito sagrada para somente ser usada em eventos desportivos.