quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

PETRÓPOLIS

MORAR EM PETRÓPOLIS FOI UM GRANDE PRAZER !!
Quem teve a oportunidade de lá morar por 7 anos, sabe o que é morar bem.
Subindo a Serra, visualizamos as curvas da estrada ao longe e o frescor já se sente logo após o Pedágio. Surge as matas e a brisa refresca quem veio do clima quente e abafado, mudando seu semblante .
Após a passagem pelo túnel já se diz: Estou em Petrópolis. Logo a seguir, não se pode perder a oportunidade de visitar o Cristo. Se o tempo estiver limpo, teremos uma visão esplendorosa! Parede que tudo ajudou. Visão imperdível!
Seguimos um pouco mais que 2km e encontramos o Pórtico, onde quem não conhece a cidade terá todas as informações sobre ela. Seus eventos que estão programados e inúmeras informações, com funcionários bilingue. Logo
a seguir entramos na Av. Ayrton Senna e vislumbramos o majestoso Palácio do Quitandinha, com o seu lago num formato do mapa do Brasil. Nesse Palácio tive a maior alegria da minha vida profissional, quando recebi o Título de Personalidade de Ano de 2002, como representante do Comércio local, por diversos trabalhos que afetaram positivamente a população num geral. Foi muito gratificante. Concorri com muitos outros indicados por uma comissão. Recebi o Título numa grande solenidade, perante mais de mil pessoas. Muita pompa.
Depois seguimos entrando pela rua Gen. Rondon e logo abaixo encontramos um local que naquela época se encontrava uma excelente seção de vinhos importados e, a meu gosto, comprava um italiano e levava queijo parmezão para acompanhar. Se correto não sei, mas um dia vou perguntar ao Renato Machado, que é um profundo conhecedor do assunto.
Seguindo para o centro encontramos prédios mais modernos mesclando com algumas construções antigas. Essa via está repleta de agências de automóveis
.
Chegando no centro nos deparamos com a tradicional Rua do Imperador. Se entrarmos à direita vamos chegar até a rua Teresa, famosa pelas inúmeras lojas de roupas. Deve haver umas 200 lojas ou até bem mais. Essa rua é muito visitada tanto por turistas como por comerciantes de outras cidades que para lá se deslocam, visto os bons preços e a grande variedade de escolha. A procura é tamanha que mais à frente encontramos um estacionamento exclusivo, onde se vê até uns 100 ónibus, a espera de seus passageiros que foram fazer suas compras.
Bem, retornando a rua do Imperador, vamos até o final dela e lá encontramos uma bela Igreja bem antiga, a Igreja do Rosário. Ao lado dessa bela Igreja está uma loja de produtos mineiros, que nos faz lembrar nossas Minas Gerais. Muito bom mesmo!
A rua do Imperador sofreu grandes reformas e modificações que passou a dar mais condições dos transeuntes pararem diante das vitrinas das lojas, sem atrapalhar quem passa. Pelo visto, os comerciantes que sofreram muito durante as obras, hoje já devem estar sendo recompensados com essas melhorias.As mudanças foram mais ou menos idênticas as que foram feitas na rua Dezesseis de Março, que hoje é um sucesso comercial e local de ver muita gente bonita transitando pelas suas largas calçadas.Têm uma padaria que é uma beleza. Não me lembro do nome. Oferece um cafézinho que é uma delicia
.
Retornando da Igreja, voltamos pela mesma Imperador e chegamos na Praça D. Pedro, onde me faz lembrar os domingos depois do almoço eu e minha esposa a saborearmos um gostoso sorvete, vendo o revoar dos pombos, uma enorme estátua de D. Pedro sentado numa poltrona, com seu rosto sendo apoiado pela mão esquerda e eu ficava a pensar: "D. Pedro está ali muito pensativo, que o estaria preocupando se de fato essa figura fosse viva?" Vocês lógico que me entenderam. Via-se também o quase centenário restaurante e choperia D'Ângelo, com seus clientes sempre alegres, mas de forma ordeira e educada. O Teatro Municipal, hoje denominado Paulo Gracindo, que depois de uma boa reforma recebeu esse nome numa justa homenagem ao grande ator de Rádio e TV.
Nesse teatro tive a oportunidade de assistir alguns bons shows e no período natalino grandes apresentações de diversos Corais, dentre eles O Coral de Petrópolis. Muito bom esse Coral assim como outros que compõem um grande grupo cadastrado de mais ou menos uns 70. Quando se fala em Coral, logo se lembra de Petrópolis.

Passamos então diante do Museu Imperial, onde não se deve perder a oportunidade de visitá-lo, pois boa parte de nossa história se encontra ali. Em frente ao Museu encontramos as tradicionais charretes com seus condutores que são bons guias que levam os turistas a um bom tour. Pena que seus preços sejam um pouco salgados.

Então, seguimos pela rua da Imperatriz, rua onde morei, sendo que da minha janela se via todos os dias as belas e centenárias palmeiras. Entramos pela Av. Tiradentes e chegamos na linda Catedral de São Pedro de Alcantra, onde se encontram os restos mortais de uma parte da família Real. É um dos mais belos cartões postais da cidade.

Bem em frente a Catedral vê-se a bela casa da Princesa Isabel. Está sempre fechada, não sei por qual razão. Entramos pela bela Av. Koeller, onde se encontram as belas mansões, inclusive o Palácio Rio Negro, onde se hospedaram alguns Presidentes dentre eles Getúlio Vargas e Juscelino, fugindo do forte calor do Rio de Janeiro. O prédio da Prefeitura também muito lindo e lá dentro são usados os móveis antigos e centenários.

Seguimos e encontramos uma das mais aconchegantes praças. A Praça da Liberdade. Não que tenha belos jardins, mas por ser ponto de encontro de famílias que se deslocam de seus bairros para desfrutarem do encontro de muitas pessoas e onde se faz como forma de lazer. Quantos domingos por lá passei algumas horas juntamente com minha esposa, apenas degustando alguns saquinhos de pipoca, mas vendo coisas boas nas pessoas que por lá passavam. A banca de jornais, onde o dono atendia e conversava ao mesmo tempo, demonstrando um relacionamento pessoal muito agradável. Mais a frente têm um restaurante e ao mesmo tempo uma choperia, com muitas mesas do lado de fora, que é uma alegria só. Local prazeiroso de se visitar. Grande frequência. Muito respeito por quem passa. Apenas batem papo e se divertem.

Praça da Liberdade, que saudades! Tive uma oportunidade única de comprar um pequeno apartamento e já estava com o talão de cheques na mão para garantir, mas poucos segundos bastaram para que não se concretizasse o negócio. Que tristeza, quando me lembro desse fato!
Saindo da Praça da Liberdade entramos na Av. Amazonas, onde se vê o prédio imponente da USP, (Universidade Católica de Petrópolis) e seu belo jardim com um grande relógio, que é ponto de referência na cidade. Ao lado se vê outro belo cartão postal que é a Casa de Santos Dumont.
Próximo, encontramos o lindo prédio da Faculdade de Petrópolis. (UCP). Sim, é tão lindo que já até nos esquecemos que já havívamos mencionado sobre esse belo prédio dessa Faculdade.

Vamos ao Palácio de Cristal, um belo presente dado a Princesa Isabel, pelo Príncipe Regente. Quantas apresentações vimos naquele local, onde também, se realizam as festividades, em junho, homenageando a grande colônia alemã. (Bauerfest).
Antes passamos em frente a casa do Barão de Mauá. Majestosa, ficando em cima de um pequeno morro, ladeada de uma pequena floresta e um imenso gramado à sua volta.

Estamos chegando ao final de nosso pequeno passeio. Para se conhecer bem a cidade teríamos que permanecer um maior tempo e sem nada mais a fazer a não ser investigar e usufruir de tudo de bom que essa cidade oferece. Resolvemos fazer nosso retorno via Bingem, onde também se encontra outro pólo comercial, com muitas lojas de roupas semelhante as existentes na rua Teresa. Muito bom para compras e em franco desenvolvimento, principalmente agora que a Rodoviária para lá foi e isso facilita em muito, não perdendo tempo no trânsito até o centro. O bairro já deu uma guinada muito grande em termos imobiliários. Novos prédios estão surgindo.
A vinda da Rodoviária para esse bairro, além do desenvolvimento que já está trazendo, também a descentralização faz com que haja um grande desafogo, visto que o centro, por ser tombado, pelo que representa em termos históricos, já se encontra sem maiores opções de desenvolvimento. Creio que tenha sido uma boa medida. Claro que desagradou a muitos, mas isso é normal. O que não se pode é deixar de crescer e gerar mais riquezas.

Vamos embora. Entramos na BR 40 e inicamos a descida. O nevoeiro surge como que querendo dizer um obrigado pela visita e nos afaga com o seu friozinho gostoso e umidece os vidros do carro.

Esse é um resumo de um grande dia. Dia que visitei Petrópolis e a me lembrar de muitas coisas que aqui não narrei, pois meus sentimentos de saudades não me deixam colocar para fora as imensas alegrias que vivi nessa bela PETRÓPOLIS.