sábado, 5 de janeiro de 2008

JAPONESES

Sempre que se fala em produtos de qualidade, nos lembramos dos japoneses e de seus sentidos de trabalharem em equipe.
Depois da 2ª guerra mundial, em 1945, a economia japonesa estava numa crise monumental, chegando a quase ao descrédito junto a toda a comunidade mundial, levando os japoneses a repensarem em muitas coisas, até mesmo fugindo de alguma coisa muito arraigado na sua cultura milenar.
Foi feito um tremendo esforço para que houvesse um mínimo de recuperação. Até que chegasse aos tempos de hoje, houve muito suor e grande sacrifício do seu povo, que estava ansioso para uma recuperação. Hoje o Japão é a 2ª economia do nosso planeta.
Houve uma transformação no seu parque industrial que teve uma grande ajuda dos Estados Unidos, através do chamado Plano Marshall, isso no ano de 1946. Já naquele ano em pequeno espaço de tempo, houve uma ligeira recuperação da nação dos chamados "olhinhos fechados", mas que digo com uma mentalidade muito aberta sem deixar, no entanto, de preservar suas culturas milenares.
Uniram -se os japonês e seus dirigentes de indústrias, e mais que nunca se juntaram num trabalho em equipe em que todos seriam partícepes das novas conquistas. Esse trabalho EM EQUIPE, fez do Japão um das fórmulas de vitórias e com uma coragem para um trabalho paciente, mas desejosos de serem também bons na qualidade de seus produtos, mas que a produção em escala maior era uma meta mais premente devido suas necessidades urgentes para o momento. (Esse é um outro capítulo).
Houve e ainda há quem diga que trabalho em equipe seja desde os tempos de Moisés, quando levava seu povo para a Terra Prometida. Como a multidão que seguia Moisés a cada dia crescia mais e mais, então ele, Moisés, sabiamente separou por grupos e dando responsabilidade a cada chefe de grupo, para que, de acordo com suas orientações, fossem administrando seus membros. Esses chefes de grupos se uniam a Moisés e foi então que se criou a hoje badalada teoria de "Trabalho em Equipe", ou seja: união de esforços com objetivos comuns a todos. Pode-se dizer hoje de "Departamentos não estanques" pois eram subordinados ao Chefe maior.
Bem, para os japonês conseguirem reverter sua situação, resolveram produzir produtos de alto consumo tanto na Europa como nos Estados Unidos ( Esse seu principal financiador na recuperação). Foi nesse período que surgiu o famoso jargão, rebatizado bem mais tarde, que se traduzia da seguinte forma: "Nada se cria, tudo se copia" . Dai então, os japoneses importavam o que existia de bom consumo nos Est. Unidos ou Europa e importavam o original, copiavam e produziam e exportavam muito mais barato do que se fossem produzidos nos países de origem , verdadeiramente criadores, mas com custo mais elevado. Um dos fatores desses custos inferiores era a mão de obra barata, premente de encontrar trabalho e dentre vários outros fatores que compunham preços de custo bem mais convidativos. ( Não saberia dizer se esse fenônimo hoje ocorre na China, mas me parece que sim).
Vamos falar em outra ocasião sobre "Trabalho em Equipe" e por qual razão foi criado o famoso "CCQ".
De uma forma pessoal digo: "Japão e seu povo é exemplo para o mundo".