terça-feira, 25 de dezembro de 2007

CARTA DE UM AMIGO

Com certa estranheza li uma carta de um amigo, que há muito não nos comunicávamos. Dizia-me ele nessa carta, de que jamais votaria novamente no atual Presidente pelas seguintes razões, segundo ele:

1)20 milhões saíram das chamadas classes D e E, indo para a classe C.

2)No terceiro trimestre o PIB subiu para 5.7% e o ano deverá fechar em 5,3%.

3)Usando a paridade de compras, o brasileiro se igualou aos da G. Bretânia, Itália, França e Rússia e hoje ocupa a sexta colocação.

4)31 bilhões de dólares já entraram no país até Outubro para investimentos e até dezembro poderá chegar a 35 bilhões, sinal de confiança dos investidores estrangeiros no país.

5)No Brasil as desigualdades regionais estão caindo, mesmo que lentamente. (Jornal O Globo)

6)O Brasil têm hoje 180 bilhões de reservas enquanto em 2002 eram de apenas 15 bilhões e com isso éramos muito vulneráveis a qualquer crise externa.

7) Em 2002 os juros eram de 26% e hoje está em 11,25%. por isso muitos tiveram que mudar de forma de investir, indo para o setor produtivo e não deixando nas aplicações.

8)O uso da banda larga brevemente chegará para todo o Brasil.

9)Que o Natal de 2007 será o melhor dos últimos 10 anos. E que os shopings deverão faturar 43 bilhões neste Natal.

10)Pagou o FMI e Clube de Paris e não ficou como antigamente, indo a New York de pires na mão, pedindo para rolarem a dívida e que com o pagamento dessas dívidas deixou de vir ao Brasil aquela "turminha de inteligentes" a nos ditarem o que fazer.

11)Que o norte e nordeste tiveram os maiores crescimentos dos últimos anos.

12) Que a inflação que era de 13% e hoje, mesmo que seja alta, é de 4,% no ano.

13)Que o índice de desemprego que já foi de 13% em 2002, hoje gira em torno de 8,7%, que sabemos que ainda é muito alto, mas que só em 2007, até novembro, entraram no mercado formal 1,9 milhões de novos empregados com carteira assinada.

14)Esse meu amigo diz que não entende por qual razão o Lula apoiou tanto a Construção Civil que é uma das áreas que mais dá empregos. (Isso deve ser para deixar mais com raiva a oposição, pois meu amigo deve estar maluco,ou está gozando o pessoal do DEM, não?).

15)Automóveis, prá que tanto, diz na carta o meu amigo. Há, diz ele: é prá deixar o pessoal do DEM mais preocupado. Só pode ser isso!

16) Que o dólar em 2002 custava R$4.00 e hoje está na casa dos R$1,75 e com isso muito mais "riquinhos" estão podendo viajar mais para o exterior. Que as empresas também se beneficiaram disso, podendo importar bens de capital, melhando suas produções, atendendo a demanda que está bastante aquecida.

17)Vocês se lembram que a carga tributária de 27% quando FHC assumiu e deixou em 35% para Lula e que nesse mesmo período FHC recebeu a dívida interna em 36% e deixou o governo com essa dívida em 58% e olhe que venderam $100 bilhões do patrimônio público brasileiro e não pagaram nada. Hoje, salvo engano, já está em 43%. (A confirmar, mas que é bem menos de 50%).

18)Diz meu amigo, que por enquanto vai ficar por aqui, pois eu posso achar muito longa a sua narrativa sobre o governo Lula, "que muito o entristeceu pelo que escreveu acima". Diz também que não mais votará em Lula. Depois ri as gargalhadas!

Bueninho, não quero chegar ao 20º tópico, mas quero dizer uma coisa a mais para você e que muitos ainda não se deram conta: Já viram que agora a Miriam Leitão está se especializando em Evos Morales? Melhor assim, pois por aqui seus comentários críticos estão ficando escassos e têm que arranjar outra coisa para criticar.

Bem, diz ele, na próxima vou dizer o que Lula errou ou deixou de fazer.

Abraços e felizes são aqueles que ainda tenham o que escrever de bom e infelizes os que só ficam alegres quando as coisas não vão bem. Feliz 2008 para todos!

CARTA DE UM AMIGO