sábado, 28 de junho de 2008

QUEM ESTAVA CERTO? A DO CONTRA ?

Há uma forte campanha da mídia do "CONTRA". Sim, aquela mesma que elege e depois ajuda a destituir. Ao menos era assim, agora acho que nem tanto!
Nossa imprensa, jornalistas que parecem escolhidos a dedo e, ao que dá entender, é que são muito pressionados para desenvolverem matérias e acumular dados que nem sempre qualquer atividade econômica deixa a desejar, pois nem tudo acerta.
  • Poupam certa área, como a do B.C, pois lá tem um que é membro de um partido da oposição. A esse, tudo que seja positivo lhe é dado como que acertou e até parece que comanda toda a economia, ou mesmo a maioria dos ministérios. Determinados titulares, de algumas pastas, mais se parecem como simples coadjuvantes. As coisas do BC são poupadas de críticas.
  • Vejamos alguns dados que o IPEA divulgou, que os colunistas em economia, pouco comentaram, ou ainda vão comentar. Digo os do "contra":
  • a) Os investimentos estão crescendo mais que o PIB e crescem 2,4 vezes mais que a taxa alcançada pelo PIB. Segundo os analisas, isso é bastante positivo, pois gerará novos crescimentos do PIB brevemente, quando esses investimentos começarem dar retorno em termos de produção.
  • b) O IPEA apurou que o superavit chegou 61,7 bilhões, ou seja, 6,8% do PIB, no quadrimestre de 2008
  • c) O PIB registrou um crescimento de 5,8% de crescimento. (fonte IBGE).
Analisando o crescimento no primeiro trimestre de 2008, Vê-se que há, ainda, um crescimento muito bom que reflete a expansão forte em máquina e equipamentos e da construção civil, sendo que essa área dá ênfase muito grande no emprego, que gera poder de consumo e daí o crescimento em diversas outras áreas.
Apesar do ajuste monetário, que vem desde abril, pelo B.C., espera-se positivamente, que os investimentos permaneçam e crescimento, tendo em vista que serão pouco afetados pelo aumento das taxas de juros. Há para isso, a contribuição da atual taxa de câmbio que estimula as importações de bens de capital, que melhora mais ainda a nossa capacidade produtiva.
Apenas que essa taxa cambial, facilitando o grande aumento de importações, leva, com isso, que haja uma forte diminuição no saldo da balança comercial. Isso tem afligido o pensamento de muitos analistas do governo.
O superavit primário tem tido outro bom desempenho. No primeiro quadrimestre que foi de 6,8%, contra 6,31% do ano de 2007 e 5,58% de 2006 do PIB.
Uma pergunta: Por qual rezão, a oposição não
ataca o Banco Central ? .....

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno