domingo, 16 de dezembro de 2007

JANEIRO ESTÁ CHEGANDO !

Quem mais perderá deverá ser mesmo a Saúde, não tenham dúvidas, mesmo tendo os recursos já previstos no Orçameno, mas deixará de ter capacidade nas novas melhorias que seriam executadas, conforme declarações do Ministro Temporão. Novos serviços que possivelmente iram ser implantados. Atendimento ao maior números de pessoas que necessitam dos serviços do SUS.

Não é sem razão a luta dos Governadores e Prefeitos, acompanhados pelos Secretários de Saúde dos Estados. O grande "quinhão" que arrecadam todos os meses para poderem fazer funcionar esse segmento de prestação de serviços à população, tanto por parte dos Estados e Municípios, vinham da CPM. Se era ou não prestados bons serviços, essa responsabilidade era dos que recebia para a execução final, no caso Estados e Municipios. E agora, janeiro está chegando e não terão mais esses recursos, como farão? Assim como Governo Federal, também terão que descobrirem uma fórmula para que não fique pior do que já é essa prestação de serviço, muito sinsível à população mais pobre ou a menos afortunadas. Aquelas que não podem ter ao menos um Plano de Saúde de menor custo.

Veremos janeiro. Que o Governo encontre uma solução, assim com Estados e Municipios. Não contem tão cedo com a boa vontade de alguns segmentos do Senado Federal, pois lá se implantou uma briga política que se arrastará por um bom tempo. A oposição, na realidade, não quer e nem deseja que seja nem apresentada uma nova Reforma Tributária. Se for apresentada, criará mil e umas dificuldades. Com a proximidade das eleições de 2008, quer, a oposição, ter razões e motivos para ganhar alguma coisa a mais nos cargos a serem disputados.

Na próxima vez vou tentar abordar os recursos dos Municipios. Como arrecadam e de onde vem os recursos obtidos para que administrar bem. Ou talvez não tão bem.