quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CBN - A rádio que toca notícia - Miriam Leitão MANOBRA RURALISTA

CBN - A rádio que toca notícia - Miriam Leitão
A bancada ruralista no Congresso Nacional, impôs no dia 06/8, uma tremenda derrota à equipe econômica do governo ao derrubar à metade os juros que vão corrigir as dívidas agrícolas, que estão na Dívida Ativa. Ninguém é contra o pequeno agricultor, mas na verdade quem realmente se beneficia desses golpes são os grandes ruralistas que estão lá no Congresso Nacional.
Não é atoa que mais de 117 deputados são da área rural ou parentes bem próximos de gente da área rural. Esses devem ser uns 40 ou 50, que faz com que a base ruralista seja bem atuante e o governo muitas vezes se submete a eles pois têm muitos projetos que necessitam de aprovação. Percebe-se aí uma boa moeda de troca.
Vejam que pegam empréstimo a juros de 6,5%, não pagam, rolam e agora querem que esse mesmo juro seja de 6,35% e não como manda a lei que se cobre 13% , taxa selic, conforme ocorre com qualquer cristão de outra atividades.
Em 25 de maio passado, escrevi alguma coisa sobre o poder dos ruralistas.
O fato é o seguinte: De uns anos para cá, o governo descobriu uma forma de ajudar os mais pobres criando a chamada "Bolsa família" e pôs em prática. Isso veio dar uma outra dimensão à nossa economia, principalmente lá no norte/nordeste, onde cresceu mais que em outros centros.
Bem, estive em julho numa cidade de Minas Gerais, onde a agricultura/pecuária está nas mãos de 95% de pequenos proprietários e os outros 5% nas mãos dos grandes em matéria de café. Mesmo sendo pequenos se portam com grandes. É que ficou as raízes de tempos em que haviam poucos proprientários e era grande as áreas de terras, mas com o passar do tempo, as heranças sendo dividas e dai devido a prole ser grande, sobrou pouca terra para cada um e menor ainda com a 3ª geração. Lá não há necessidade de se fazer uma reforma agraria, pois naturalmente essa já foi feita.
Reclamam que a tal "Bolsa família" do governo, estava dificultando encontrar mão de obra para a "panha" do café, achando que o governo estava criando uma casta de preguiçosos, o que não é bem assim, pois com a mudança da nossa economia, grande parte desses catadores de café, que há poucos anos se encontrava com mais facilidade, agora tiveram a oportunidade de se ocuparem em outras áreas, inclusive tendo agregado ao seu trabalho os direitos trabalhistas, obtendo com isso melhores condições de vida, fato que se ficassem em trabalhos temporários, como a "panha" de café, não teriam tais benefícios. Também é só observar que as Usinas de açúcar estão indo longe contratar gente para sua colheita de cana, que ainda absorve muita gente.
Voltando ao primeiro assunto, sem muita discussão, disse que esses mesmos proprietários de hoje, que a maioria tem suas terras advindas de heranças, e não se lembram ou fogem do assunto quando alguém diz que todos os anos o governo (todos) lhes dão uma "Bolsa agricultura". Pegam empréstimos com juro barato e se não quitam vão para a Dívida Ativa e depois renegociam a perder de vista ou até mesmo alguns são perdoados por algum fato da natureza. Se esquecem que todo ano é aquela ladainha: Rolagem da dívida. Têm como exemplo quando governos iam ao FMI. Isso até poucos anos passados, nos antigo governos. O FATO É QUE HÁ MUITO O GRANDE RURALISTA JÁ TÊM SUA "BOLSA" E NÓS É QUE AJUDAMOS A PAGAR OS CUSTOS. O grande agro-negócio não vive sem ajuda governamental.
O pequeno agricultor é que precisa de mais amparo, mas apesar de que, tudo que se faz para o grande, sempre sobra um pouco para o pequeno. Esse sempre apoia as empreitadas dos grandes ruralistas que estão no Congresso.
O fato é que, se a maré dos lucros é boa é deles. Quando vem prejuízos o problema é do governo, ou seja: de nós que não vivemos da agricultura.
Não são poucos que não gostam de tocar no assunto do antigo IBC, ou seja: Instituto Brasileiro do Café. Quantos se enriqueceram as nossas custas!
Claro que não podemos desejar a desgraça da agricultura, mas na verdade desde o descobrimento do Brasil essa atividade sempre "mamou nas tetas do governo".
Ouçam Miriam Leitão, clicando no título.
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno