sábado, 15 de dezembro de 2007

PREJUDICADOS

A boa notícia do crescimento do PIB ficou tremendamente prejudicada, pois foi divulgada justamente no dia em que se votava a continuidade ou não da CPMF.

Talvez as atenções estivessem tão "azeitadas" para o assunto CPMF, que não teve ninguém do governo para tentar intervir, pedindo um prazo maior na divulgação dos bons resultados.

De qualquer forma , temos que ficar alegres tendo em vista o porte de crescimento nesse 3º trimestre, onde houve um boom de consumo que chegou a 5,7%. A taxa de empregos formais também foi outra grata surpresa, visto que houve 154 mil novos empregos formais em novembro e nesses últimos 11 meses já foram criados novos empregos com 1.936 com carteiras assinadas e que com isso vários ganhos para a economia estarão vindo por essa razão.

Os mais conservadores estimavam para este ano, um crescimento de no máximo 4,5% e já admitem até 4,7% e os otimistas achavam que no ano seria 4,7% e agora já pensam em 5,2%. com o resultado que poderá efetivamente chegar em até 5,3%, dá uma boa dimensão do que poderá ocorrer no próximo ano de 2008, podendo até ultrapassar os 6%.

O fator dólar baixo, por um lado também influenciou positivamente, por razões que houve uma grande importação de bens de capital, dando maior condição de produtividade para as empresas. No caso das indústrias essas, portanto, se prepararam para o grande aumento de consumo interno. Portanto, esse aumento de produtividade ensejou um maior aumento de empregos.

Se daqui para frente a política não atrapalhar, creio que teremos um ano de 2008, regado de grandes alegrias. Não há o que possa frear o crescimento. O que pode ocorrer é uma diminuição e ao menos isso a oposição almeja fazer, principalmente com as proximidades das eleições deste ano de 2008. Infelizmente há gente que ainda pensa que o pior é o melhor caminho para alcançar seus objetivos políticos.