domingo, 3 de agosto de 2008

CBN - WMA PALESTRA DE CARLOS A, SARDENBERG

Gostei, não nego. Porém....
Foi indo muito bem, mas depois começou a dar as suas "PSDbadas" e deve ter falado para o público seu e não para outros, que talvez nem fosse interesse dele. Deixou para os presentes a incumbência de tentar fazer a cabeça daqueles que não gostam de FHC. ou que tenham mudado de lado a partir de 2002.
Enfatizou muito de que o atual governo prosseguiu na política adotada por FHC e está se dando bem. Deixou transparecer para os presentes de que nada se fez nesses anos de governo Lula, a não ser surfar nas boas ondas da economia mundial, apesar de ter perdido um pouco o rumo da história nos primeiros quatro anos.
Fala da Lei de Responsabilidade Fiscal promulgada em 1998, quando o governo central assumiu as dívidas dos estados e esses iam amortizando x% do tinham a receber do governo central. ( Me parece que nesse período houve um desentendimento com Itamar Franco, quando governador de Minas Gerais.
Dá exemplo do Banco Central dos EUA, que muda governo mas a obediência ao Banco Central deles não se toca na forma de administrar a área monetária do país, e que também aqui no Brasil, como em outros países, também funciona da mesma forma.
Até parece estranho o que faz o Ministro da Fazenda, já que todas as cartas quem dá é o B.C.
O crédito foi uma forte alavanca para o crescimento do PIB.
Falta de investimento público. Precisamos de privatizações, pois o poder público é ineficiente em tudo. (Fato)
Diz que houve alta de impostos, quando o governo diz que fiscaliza mais e o crescimento fez aumentar a arrecadação.
Fala do crescimento da dívida interna em função do aumento de gastos públicos.
Fala do custo burocrático para novos empreendedores que queiram ter seus negócios no país. (De fato é horrível);
Deu entender que somos um país extremamente monetarista, pois a começar de que quem aparentemente controla é o Banco Central.
Repito que a palestra foi muito boa, tirando as paixões políticas que ele demonstrou, de resto foi bem didático.
Deu vários exemplos de ações e conquistas e também de fracassos na economia mundial, que de uma forma geral está boa. Citou casos ocorridos num passado não muito distante, tanto aqui no Brasil como em todo o mundo. (As crises)
Apesar de ser longa, acho que se deve ouvi-la. São mais ou menos 40 minutos. Cliquem lá CBN-Wma.
Mesmo levando o bom assunto para o lado político, deixando transparecer de que esse era o objetivo da sua apresentação, mas tenho que lhe PARABENIZAR.
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno