segunda-feira, 23 de junho de 2008

TRABALHADORES DO BRASIL......!!!!!!!

Getúlio Vargas foi um dos mais populares Presidentes que o Brasil já teve na sua história.

Não há como comparar com os líderes pós Getúlio, que também atingiram um índice de popularidade muito grande.


Juscelino, mais ainda o Presidente Lula, não saberíamos dizer que, com iguais condições atuais em termos de penetração junto à população através da mídia mais sofisticada, teriam o mesmo charme que Getúlio Vargas imperou naqueles tempos.
Alguns dirão que a mídia daquele tempo era sufocada pelo governo de excessão exercido por Vargas. Mas, o povo, após 1946, ainda louvava Vargas como se fosse o " seu deus".

Vargas criou em 1939, as Leis Trabalhistas, incluindo férias, semana de 48 h, instituiu o salário mínimo, Carteira Profissional e outras leis mais, que vieram dar melhores condições de vida para o povo trabalhador. Muitos da classe média da época também viviam sem seguranaça trabalhista alguma, mas o orgulho, a vaidade ou mesmo as benesses do momento, vaziam com que não se julgassem ser da mesma forma, ou seja : Não se considaravam de segunda categoria, como classificavam a classe operária. Ser operário naqueles tempos era sinônimo de pouca cultura, fazedor de serviços braçais etc. Mas no fundo, em final de vida, nada tinham que os amparacem. Daí se viu depois, que as leis trabalhisas também os amparavam. O preconceito de classe ainda perdura um pouco. Pouco, graças à Deus!! Para concluir, no Governo Vargas muitos outros benefícios foram criados para a classe trabalhadora, independente dos "urubús" que só queriam a "carniça do trabalhador". A escravatura ainda não havia terminada por completo naqueles tempos. Se bem que.....


No Governo Vargas também foram criadas muitas obras que deram um passo maior para o desenvolvimento do ´país, como a Siderugica Nacional, a Vale do Rio Doce, Hidrolétrida de São Francisco e até mesmo o hoje famoso IBGE, que nos dá a grande dimensão do que somos. O IBGE foi criado em 1938. Parece que foi dessa era mais moderna. Ele é realmente moderno. Imagina-se que fosse mais novo. Isso tudo é questão de carinho e zelo por um órgão tão importante para o Brasil !

Vargas deixou o governo em 1945 e, como sempre aqui no Brasil, assim como entrou, também saiu através de golpe militar. Essa tem sido a nossa história, infelizmente. Não que não fosse necessária a intervenção militar em muitos casos. Sempre digo que o civil faz tudo que é de ruim (os que aproveitam do governo) e aí entra a boa vontade do militar para resolver, mas depois levam a culpa pelos novos erros e são abandonados até que novamente voltam a ser solicitados e a roda viva continua.

Retornou ao governo em 1950 pelo voto direto do povo. Se as oligarquias não olhavam para o povo, Getúlio sempre tinha um discurso que o povo gostava de ouvir.

Quando iniciava seus discursos, com aquele início "histórico" como :" Trabalhadores do Brasil !!!" Muitos trabalhadores ficavam olhado pasmo, como se estivem ouvindo um som muito sublime vindo dos céus! Era de se tremer ao ver o povo deslumbrado com as palavras de Getúlio. Hoje falo isso sem nenhum constrangimento, pois na minha juventude eu era um Lacerdista de mão cheia. Mas sempre admirei aqueles que, com a palavra, criavam um momento mágico nas pessoas.

O sotaque meio ainda gaúcho, pois suas saídas dos pampas, mudaram um pouco o seu linguajar e modo sonoro que é próprio dos gaúchos.

Getúlio foi um governante, que apesar da época, ainda podemos dizer que era muito avançado na forma de se dirigir ao povo de um modo geral. O som de sua voz flutuava e era como se o vento a levasse para todos os recantos do Brasil. Pode-se considerar nos dias de hoje, como moderno na forma de se comunicar. Fosse hoje Getúlio Presidente, teríamos outros encantos, principalmente na forma de conseguir que muitas classes se unissem para a grandeza dessa terra maravilhosa. Tinha ideias muito avançadas para o seu tempo.

Infelizmente sempre há os que aproveitam da situação e fazem com que, personalidades como Getúlio caiam em desgraça, reforçadas pelos arbutres sedentos de poder. Assim será contada a história. Que ela seja contada com paixão, mas com isenção.


Assumindo o governo em 1950, seus quatro anos foram de pura agonia. A oposição não dava trégua. Os erros de seus auxiliares, por menor que fosse, era dada uma ênfase que fazia tremer as mais sólidas bases democráticas que ainda resistia a não tombar diante de tamanha brutalidade nas palavras contra o velho Vargas. Esperava-se a cada dia, a cada hora, o final de uma era. A era do gaúcho VARGAS!! Getúlio resistiu de todas as formas contra os ataques dos contra, a elite da época. A elite que hoje o ex-governador de São Paulo chama de "ELITE BRANCA"



Getúlio deixou o governo não por querer, mas forçado por circunstâncias e forma que até hoje se fica pensativo ao revivermos aqueles tempos. Getúlio deve ter se sentido abandonado no momento em que mais necessitava de uma palavra ao menos de conforto. Suicidou-se e me lembro muito bem, quando através de um alto-falante de rua, a transmissão do Repórter Esso, dando a notícia do triste infortúnio de um homem que teve todo um poder em suas mãos e foi abandonado por esse mesmo poder que transpôs para outras mãos.

Há comentários, e não deixa de ter uma pouco de verdade, de que a pressão por parte da grande imprensa, aliada a também forte pressão militar, levaram Getúlio ao suicídio, deixando uma carta histórica com a frase: "DEIXO A VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA".
A notícia da morte de Getúlio Vargas, fez silenciar a voz dos mais sofridos !!
A história sempre será contada da forma que o vencedor deseja. Getúlio, queiram oo não, deixou UM LEGADO QUE TODOS OS TRABALHADORES JAMAIS PODERÃO ESQUECER, POIS SEMPRE TERÃO NAS MÃOS UMA CARTEIRA DE TRABALHO, ONDE NELA SEM MUITOS NÃO PERCEBAM, ESTARÁ O RETRATO DE GETÚLIO VARGAS.
(`Pedro Bueno), http://bueninho-oquepensabueninho.blogspot.com/

Difícil para um povo que não tenha uma liderança para seguir.
No Brasil tivemos alguns líderes, mas a maioria são iguais a um papel de ceda ao sabor dos ventos.


HOJE SÓ BEIJAMOS ESSA BANDEIRA EM JOGOS DE
FUTEBOL. O QUE É UM PENA !!!




Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno