sábado, 23 de fevereiro de 2008

BOM CENÁRIO PARA 2008

Os analistas econômicos, principalmente os da área financeira, estão esperançosos de que os problemas que estão afetando a economia norte-americana, pouco ou até mesmo quase que nenhuma possam afetar a nossa, que por sinal teve um início de ano muito bom, que nem se imaginava que fosse tão positivo assim os dados apresentados. Agora, então, com o ânimo mais aguçado face de que o Brasil passou a credor e não mais devedor das suas contas externas, que não nos largavam desde D. João, que para que aqui veio e depois tivemos que pegar o primeiro empréstimo junto a Inglaterra, para saldar os gastos que a Corôa nos premiou e também para que tivéssemos nossa independência reconhecida.

Apesar de tudo, os EUA deverão crescer cenca de 1% ou até mesmo 1,5% nesse ano de 2008,e se levarmos em conta todos os temores que atingiram aquela economia, nos parece que poderemos até vibrarmos, já que o pior dos cenários se pensava numa forte recessão, o que seria uma desgraça para toda a economia mundial. Felizmente nos parece que esse cenário não mais se apresnta como tal.

Mesmo que a crise norte-americana venha nos atingir, mesmo assim há muitos que de forma otimista imaginam um crescimento até mesmo de 5%, o que seria uma grande vitória. VOLTO A DIZER QUE INDIRETAMENTE O BRASIL SENDO CREDOR NA SUA CONTA DE DÍVIDA EXTERNA, também colaborará para o arrefecimento da confiança do nosso meio de produção.

Vejam que janeiro já deu uma demonstração de forma até que um pouco surpreendente, isso na indústria em geral, sem falar na contrução civil que está bombando e já se projeta um novo crescimento para este ano em torno de 20%, que detonará mais gente consumindo mais ainda, já que o emprego estará em franco crescimento.

Uns analistas imaginam que nossa exportação de carne trará números negativos, face ao embargo da Comunidade Européia estar deixando de comprar a nossa carne, que segundo eles, os Pecuaristas Brasileiros não cumpriram as regras do boi rastreado.Ainda temos fazendeiros com pensamento do passado, achando que com uma boa conversa se resolve o problema.

Na parte energética, o bio-combustível tende a crescer mais ainda, assim como a produção e exportação do alcool. Mas o grande nisso tudo é o petróleo, que já somos auto-suficientes e com tendência de sermos também exportadores. BREVE ESTAREMOS SENDO PARTICIPANTES DA OPEP, já imaginaram?

As falas do Governo de que o PAC esse ano deslanchará, ajudará mais ainda. O fato é que precisa urgentemente pisar no acelerador. Por enquanto o motor só está esquentando. Isso já está trazento um certo embaraço em ter que se dar explicações a todo o momento.

Há uma grande espectativa quanto o desenvolvimento das Bolsas nesse ano, visto o grande cresimento em 2007, e com a crise americana, os negócios ficam numa dependência muito grande do que pode ocorrer daqui para frente no mercado internacional. Parece ser que seja mais especulação que outra coisa a mais.

SERÁ que podemos dizer que ao invés de 7 de setembro, podemos dizer que nossa independência na realidade é 22 de fevereiro de 2008?

COISAS BOAS DÃO NOTICIAS BOAS

América Latina

Não há como não rejubilarmos com coisa tão boas que vem ocorrendo em nosso país. Todos os indicadores nos levam a pensar que nosso futuro finalmente chegou. O Brasil de hoje, jamais será chamado de país de 2ª classe. Os homens de ontem se foram com suas teorias erradas, achando que títulos de Doutores é que resolvia a nossa cada vez pior situação econômica. Até hoje não aceitam o atual governo como o ideal, pois o ideal para esses Doutores era para outros cominhos, ou seja , para as classes mais favorecidas. A esperança está de volta, mas não uma esperança fabricada, mas mais sentida, mais realistas, mais concreta.