quinta-feira, 21 de agosto de 2008

UM PAR DE ALGEMAS

"É uma pena humilhante"

É dessa forma que vê o Ministro do STF. Marco Aurélio de Mello. Segundo ele, o uso das algemas pela Polícia Federal na prisão do grupo de integrante de esquema de corrupção do INSS, no Incra e na Receita Federal.


Para ele, como as pessoas são investigadas por crimes financeiros, sem registro de violência física, não haveria necessidade de algemá-los.


Dias passados a Corte fixou de que esse instrumento só pode ser usado em casos excepcionais.


Se não há periculosidade, se é crime financeiro, de falcatrua, o chamado crime do colarinho branco, não há necessidade de algemas. Segundo o Ministro, a regra é o preso ser conduzido, preservando-se a dignidade dele.


No Supremo Tribunal Federal está sendo formulado um critério de quando se pode ou não usar o meio de conduzir um preso e também que deverá ser cumprido por todos os tribunais do país.


Segundo o que está na entrevista do Ministro no jornal O Globo do dia 13/8, e no final da mesma demonstra ser inflexicível sobre certos conceitos sobre o usa de algemas. Cita nomes de pessoas notórias envolvidas em vários assuntos que, segundo toda opinião pública, não merecem compaixão. Diz o Ministro de que com essas pessoas é querer execrar-las diante da opinião pública.


Ok, mas o que essa gente nos tira não é HUMILHAÇÃO? Estão sempre tendo privilégios que nós, simples mortais, não temos. Ou teremos?


Retirar do INSS não é retirar dos pobres e de milhões de trabalhadores humildes, que nem conhecem seus direitos perante a instituição e que foi criada para nos amparar? Não criada para alguns se servirem daquilo que custa muito suor de gente simples de todas as categorias, que todos os meses recolhem um percentual de seus salários no intuito de um dia poder ter uma velhice amparada e também para os seus. Então para nós isso não é ser HUMILHANTE?


Meu caro Ministro, com todo respeito lhe sugiro: chame a todos para uma reunião e esclareça seus pontos de vista. Não fique, por favor, ditando normas pela imprensa. Dizem até que o sr. é "uma estrela" e lhe digo que os meios de comunicação adoram ter estrelas para que se tenha bons assuntos e o sr. me parece ser sempre um grande assunto, até por quem não o admira. Assim penso.


Senhor Ministro, Deus lhes deu de tudo e o sr. aproveitou e hoje ninguém nega da sua grande cultura e penso que de todas as matizes em termos culturais, principalmente jurídica. Portanto, seja humilde ao ver de que lado o sr. se encontra. Não nos deixe com dúvidas.


Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno

O que pensa Bueninho: CBN - WMA ENROLA ENRORLA - ASSIM SÃO OS ECONOMISTAS

O que pensa Bueninho: CBN - WMA ENROLA ENRORLA - ASSIM SÃO OS ECONOMISTAS

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno