sábado, 26 de julho de 2008

NÃO É O QUE DIZEM ??


Acho melhor acreditar na cigana que nos economistas!!

Que o consumo vai ser reduzido em função do aumento dos juros.
Mas pergunto: Das vezes anteriores não disseram a mesma coisa e o consumo não continuava crescendo? E como cresceu !! Claro que sim, alegaram em todas as vezes anteriores quando desejavam aumentar os juros de que o consumo está provocando a inflação. Estranho, até certo ponto, mas não é só isso. Há interesses de Bancos por trás disso, sei não !! Razão de dúvida? Te pergunto: Quais os motivos para se querer em determinadas áreas alguém do ramo? Ah, somente por ser especialista na área? Sim, acredito, mas não muito. Afinal é um direito meu de pensar. Então... quem ganha com juros altos? Eu é que não ganho e acredito que milhões também não, com certeza. Mas.....!!!

Quando aumentavam diziam que os efeitos não eram imediatos e logo apresentavam o mesmo motivo para novos aumentos de tempos em tempos: O consumo está acima da capacidade e isso gerando inflação e outros motivos mais, sem novos argumentos.

Uns já dizem que os 0,75% pp. só refletirão em 2009. Quer dizer que isso estava ocorrendo, conforme mencionei no tópico anterior: Consumo alto, gerando inflação alta? Se só pode refletir em 2009, até lá novos aumentos vão se seguindo a cada 45 dias, podendo chegar a 17%, visto que todos os aumentos só refletirão tempos depois, ou eu estou é ficando confuso com o que dizem? Acho que vou me internar!
Só não dizem de que se não houver poder de compras não haverá crescimento. Não havendo crescimento não haverá novos empregos. Não dizem: Produzam mais que há há consumo. Havendo consumo há crescimento, havendo crescimento mais gente comprando, mais gente comprando, mais necessidade de aumentar a produção.

Como se pode justificar ter de segurar o consumo se é isso que faz tudo melhorar? Ah, dirão que as empresas não estão preparadas. Claro, se preparam e não tem quem comprar, como no passado, quando muitas indústrias só conseguiam produzir 50% a 60% da suas capacidades? Não tinham é quem pudesse comprar! E de quanto era a inflação? Lembram-se? Acho que estou é ficando doido!
Outro fato que não encontro explicação se a taxa está em 11.75%, se nas lojas e Bancos as taxas são dois, quatro por cento ao mês? Isso falando por baixo e mesmo assim a procura por financiamentos está sempre crescendo? Creio que seja mais um incentivo político desejando atrapalhar ao dizer que na mesa do pobre está havendo redução de consumo face ao aumento das commodities. Até acredito que sim, mas os preços não serão reduzidos por motivos de a taxa de juros estarem sendo aumentadas. O que há é de fato que as exportações são mais lucrativas e o mercado internacional está comprando muito. Então taxar alimentos para baixar inflação não resolverá nada na mesa do mais pobre. Só se houver motivos que façam com que os alimentos produzidos aqui não saiam do país? Como, se isso é lei do mercado? Ah, dirão, o governo tem que incentivar mais o produtor. Mais do que se faz todos os anos e muitos somente rolam suas dívidas de anos e anos? Isso é com os GRANDES, pois os pequenos pagam sempre. Mesmo incentivando a produção agrícola não deixarão de exportar, visto que o mercado internacional está bastante comprador e continuará por muitos anos e sempre comprando mais.
Não me lembro de quanto, mas o atual governo fez muitas reduções de impostos para alimentos de diversos tipos.
Bem, fico por aqui. Tenho uma ligeira impressão que uma atitude do passado poderá vir a reduzir o consumo. Acho que sim, mas...... outros fatores virão fazer a doença piorar. Isso tenho certeza.
SEI NÃO, ACHO QUE A CIGANA É QUE ESTÁ CERTA !!!

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno






CBN - WMA COMENTARISTA NANCY TAVARES-OBAMA


CBN - WMA clic para ouvir
O discurso de Obama feito em Berlim, no dia 24 de Julho de 2008, vai gerar uma série de interpretações de analistas políticos.
Os jornais de todo o mundo estampam nas suas páginas de espelhos com grande ênfase. frases ditas pelo novo do não tão novo para o mundo: Obama está sendo até comparado a J. Kennedy que cativou muito o mundo.
De qualquer forma, ouçam o que disse essa analista política sobre o discurso de Obama. O entrevistador, Adalberto Pioto, também muito inteligente, fez um comentário sobre o que achou e com certa razão. Sei de que de imediato, só a figura já carismática de Obama, faz com que hoje o mundo pare para ouvi-lo. Pode ser que de fato possa não ter dito nada de novo, mas da forma que ele diz é que mais parece que tudo é novo. Ele empolga!
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno