sexta-feira, 22 de agosto de 2008

MECANIZAÇÃO NA COLHEITA DE CANA DE AÇÚCAR

ISSO CHAMA-SE DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO, PRODUTIVIDADE e o que queiram mais chamar.

Já passa dos 50% a colheita de cana de açúcar por meio mecanizado, fazendo com isso que os empresários do setor se organizem e procurem um meio de dar aos trabalhadores do setor aprendizado de como lidar com as colhetadeiras mecanizadas. Há uma grande preocupação com a falta desse pessoal conhecedor do novo método de colher cana. Os próprios produtores é que deverão arcar em parte com os ensinamentos, visto a grande carência de pessoal preparado para exercer essa função com o uso da mecanização.

Muitos que ontem usavam o facão, hoje são os que operam grandes máquinas que têm um custo de quase um milhão de reais (muitas delas). Essas máquinas operam 24 horas, mas está faltando gente para operar.

Há 15 anos atrás a colheita manual representava mais ou menos 85%.

http://www.editoravalete.com.br/
================================================

QUEDAS DE PREÇOS

A queda de preços das commodities não é uma tendência de baixa, mas sim uma correção. Opinião do analista Nilson.W. Monteiro, no Estado de São Paulo, no dia 21 passado.

Realmente, ao que parece, muita coisa vai se ajustando na medida do seu tempo. Assim foi com o petróleo que pulou de 40 dólares para quase 150 o barril e hoje está na casa dos 117 dólares e mesmo assim muito acima dos valores de um ano atrás.

Soja, milho e muitos outros como arroz, feijão, trigo etc., apresentam uma redução no seus preços. Evidentemente teremos que saber se saber os custos de produção também tiveram a mesma elevação e agora com a queda de preço de venda, poderá ocasionar um certo prejuízo para alguns, mas pelo que se desponta, também os lucros estavam muito estimados em função da grande procura e com os preços se elevando quase que diariamente, os ganhos cada vez maior ocorriam. Não se pode deixar de levar em conta de que com a queda, que até o momento não se sabe a que patamar irá ficar, se isso poderá influenciar nos próximos plantios.


Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno