domingo, 28 de dezembro de 2008

Coisas de 1968

Enviado por Lucia Hippolito - 27.12.2008 9h00m
que dia é hoje http://www.reverbnation.com/loslonelyboys
Baianos no exílio
1968 – Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos em São Paulo e transferidos para a Polícia Federal no Rio de Janeiro, após protestos de militares contra o programa "Divino Maravilhoso", apresentado na antevéspera do Natal, sob a alegação de quebra do direito e da ordem institucional e de mensagens à população para subverter o “Estado Democrático Brasileiro estabelecido pela Revolução”.
Esse programa semanal da TV Tupi era apresentado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa. Foi ao ar de outubro a dezembro de 1968. Essa apresentação específica mostrava Caetano Veloso cantando Boas Festas, de Assis Valente.
Maria Bethânia – Boas Festas (Assis Valente)
Gilberto Gil e Caetano Veloso só foram libertados na quarta-feira de cinzas de 1969, quando foram escoltados pela polícia até Salvador.
Lá permaneceram quatro meses confinados. Em julho, partiram para o exílio em Londres.
O exílio foi muito doloroso para os baianos, mas também muito profícuo. Caetano compôs uma das suas mais inspiradas canções, London, London, enquanto Gil compôs Back in Bahia.
Caetano Veloso – London, London (Caetano Veloso)
Gilberto Gil – Back in Bahia (Gilberto Gil)
Durante esse período, Roberto Carlos, entre outros músicos brasileiros, visitou os dois baianos, tendo composto em homenagem a Caetano uma das mais delicadas canções da época: Debaixo dos caracóis de seus cabelos.
Nara Leão – Debaixo dos caracóis de seus cabelos (Roberto e Erasmo Carlos)
O exílio dos baianos só terminou em janeiro de 1972. No Teatro Municipal, os dois protagonizaram um espetáculo histórico.

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.