domingo, 18 de janeiro de 2009

Articulistas ou Artistas?

Artistas ou articulistas
De há muito os chamados “economistas” da nossa mídia escrita que sempre diziam que o Banco Central era o responsável pelo crescimento que estava ocorrendo. Agora, quando neste último trimestre de 2008, houve uma queda acentuada no PIB (previsão), onde a produção industrial teve uma forte queda de quase que 6%, agora esses “economistas articulistas” se calam.

Tudo de positivo que ocorria, mercê de previsões sempre catastróficas, era produto do bom trabalho do Presidente do Banco Central, Sr. Henrique Meirelles, e os “Articulistas” nesses momentos deixavam de lado a “CASTROTOFOBIA”. Mas se o Ministro Mantega falava algo, o mundo vinha abaixo, cheio de esnobismo de que Mantega estava noutro mundo.

Qual a razão de sempre pouparem o Ministro Meirelles? Simplesmente por ele ser do PSDB e Mantega do PT. Nada mais que isso. Nem mesmo quando Mantega fazia certa restrição quanto a juros altos.

Apoiavam Meirelles pelo que ele fazia para conter a inflação, visto que achava, ele, Ministro, de que a demanda estava crescente e isso levaria a inflação para fora do projetado. Dessa forma, tome aumento da selic. Os banqueiros adoravam e adoram até hoje.

O Vice-Presidente José Alencar, é um forte crítico dos juros estratosféricos, como temos hoje que é de 13,75%. Alencar faz a matemática idêntica a de Lula. Se não houver consumo não há produção, não havendo produção há emprego. Essa é a roda de quem quer crescer. Simples, mas há os interessados nos juros altos que nesse caso somente pode ser o setor financeiro.

Mas passado um certo momento, quando a crise está muito forte no mundo todo e os assuntos domésticos continuam sendo os mesmos, volta-se para os acontecimentos mais de perto junto as economias americana e européia. O fato é que isso tem muitas implicações aqui pelo Brasil. Mas há os que ainda crêem de que por aqui não teremos crise tão forte como, por exemplo, lá pelos EUA. Sim, os negócios para aquele país tendem a se reduzirem, mas por outro lado, o Brasil já tem novos campos que foram moldados para não ficarmos eternamente dependentes dos EUA, que há bem pouco tempo nossas exportações para aquele país representavam 25% e hoje são 15%. Outros mercados vieram suprir bem essa queda.

Bem, nem bem passado esse momento da crise, eis que há uma queda de quase 6% na produção industrial, não muito comentada anteriormente pelos “economistas ou articulistas”. Dessa forma, a “pureza” em defesa de Meirelles tende a diminuir, se bem que nada de elogios a Mantega, que era contra tal taxa selic tão elevada. Como a FIESP está gritando, esses mesmos defensores de Meirelles não estão mais muito fãs dele. Se fala até em que seja feita uma redução de 1%., mas a maioria acha que o conservadorismo não deixará que o Banco Central altere acima de 0,5%, o que será uma lástima.
domingo, 18 de janeiro de 2009

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.

dico palestino chora a morte das filhas na TV israelense

Blog do Mello - Blog político com crítica da mídia e informação alternativa: Médico palestino chora a morte das filhas na TV israelense


Falar o quê? Escrever o quê? Ó meu Deus! Ó meu Deus!




Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.

Nada de terceiro mandato, mas...Aécio e Dilma...

Li num blog de um jornalista, onde se pode opinar, certa incerteza quanto a possibilidade de se ter Lula novamente. No pensamento desse leitor, acha que se está sendo bom e o povo aprovando, que há de errado nisso? Mas a oposição, por conveniência sempre dirá que a reeleição por mais de dois mandatos não é bom para o país. Acham que têm que haver alternância. Essa é a frase predileta deles, oposição.
Eis o e-mail que lhe mandei:
De fato a oposição morre de medo se algum dia ele, Lula, possa se reeleger novamente. Mas o fato que em 2014 é o maior medo deles. Lula, para 2010 nem lhe interessa muito por força de estratégia. Quem vier da oposição em 2010, terá que fazer 10 vezes mais de esforços para que não sofrer logo em 2012, já que o povo reverterá em votos para o Legislativo, não tendo maioria, mesmo com o "nefasto" PMDB.
Agora o amigo estará a dizer: E a Dilma? Bem, até o presente momento, acho que esteja difícil para Lula fazê-la de fato "decolar". O povo gosta de jogo de cintura e ela demonstra pouca intimidade com isso.Ela é do tipo "bateu levou", mas em politica muitas das vezes se finge de cego ou até mesmo de mudo.
Mas tenho uma sugestão: Aécio, tendo como sua vice a Dilma. O minerinho está meio que chateado, mas quietinho, sabendo que lá na cúpula de seu partido está tudo acertado para Serra. Essa poderá ser a senha de Aécio e Lula se acertarem com Dilma. Acho que seria uma boa. Ao menos para desbancar os paulistas. Se isso não ocorrer, o risco maior é e DEM crescer novamente,pois sabemos que por detrás do PSDB, além de FHC, quem dá as ordens é o catarinense, Jorge Bornhausen. Aquele que certa vez, antes das eleições de 2006, disse que gostaria de acabar com "aquela raça" por uns 30 anos.
Um abraço
Pedro Bueno
Obrigado´por acessar o meu blog.
http://bueninho-oquepensabueninho.blogspot.com

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.