sábado, 11 de outubro de 2008

CEBOLADAS DE QUEM JÁ VIVENCIOU

ESSA É UMA MISTURA DE MIX, PREÇOS, CONCORRÊNCIA E LAY-OUT E MUITO MAIS COISAS, COMO QUEIRAM.
Quando se deseja efetuar uma mudança de layout de alguma filial, deve-se observar o comportamento da população local. Existem costumes que por mais esforço que se faça são resistentes, principalmente se não forem bem estudadas e divulgadas de forma bem adequadas. Um dos fatores a serem analisados e a participação sócia econômica local. Uma boa pesquisa evitará dissabores e surpresas bastante desagradáveis.
A distribuição dos setores, participação de cada um deles nas vendas, principalmente dos produtos mais consumidos. Isso nas áreas de mercearia e bazar. Eletro, caso tenha possibilidade de agregar no mix e acompanhar de perto os especializados neste segmento.è muito difícil lojas de supermercados obterem boas vendas que compensem até mesmo a área ocupada, capital investido e custo de pessoal, que não pode ser qualquer pessoa para lidar nesse segmento.
A divisão, de acordo com o tamanho da área destinada à venda é primordial para uma boa colocação de novos setores. Dentro de cada setor, têm que estudar os espaços por categoria, sub-categoria, facing de acordo com o giro, associação de setores como, por exemplo: massas x atomatados – salgadinhos x bebidas ou x bombonier etc. etc.
Os perecíveis merecem um bom estudo, pois normalmente tem uma participação muito alta nas vendas (+-50%). Principalmente agora que tem surgido uma gama enorme de novos produtos de bastante praticidade e, a bem da verdade, os supermercados (os bons) estão se equipando muito bem para o recebimento desses novos itens, visto serem sempre de congelados, na sua maioria.
As novas lojas hoje são montadas de forma compacta, com um tamanho médio de 3.000 m2, fato muito bem aceito pelos consumidores que não mais se aborrecem em ter que caminhar um longo percurso que cria cansaço como nas lojas de mais de 4.000 m2 e com isso não tendo tempo para efetuar compras por impulso, que é extremamente bom para a loja.
Outro fator quanto ao mix: Não se deve querer impor novos costumes retirando de linha produtos locais e substituindo por outro de outra região. Deve-se isso sim ir agregando sem deixar de lado os de domínio local, fazendo um trabalho de divulgação em comum acordo com os fornecedores. Esse erro comumente ocorre quando uma empresa se aloca em outras regiões com diferença de comportamento originariamente a sua. De acordo com as classes econômicas do bairro ou mesmo cidade, um setor de produtos importados, principalmente bebidas destiladas e vinhos, podendo ate´mesmo ter uma pequena 3Ps, para produtos que necessitem de refrigeração, como por exemplo os produtos de laticinios.
O brasileiro hoje viaja para o exterior com mais intensidade e quando está de volta vendo em determinada loja àquilo que lá fora lhe agradou, passa a ter essa loja como referência para suas compras de produtos importados. Torna-se um novo cliente. Aliás, hoje se importa muita coisa, inclusive diretamente pelos próprios supermercados.
As áreas de não alimentos precisam de uma atenção muito especial. Quantas lojas em sua cidade ou bairro existem com produtos chamados de “utilidades domésticas” bastante diversificadas em termos de variedades e preços tão baixos em relação aos supermercados, que nem acreditamos.
O fato é que ficamos a nos indagar e a nos lembrar das inúmeras reclamações de que somos careiros, pois só fazemos pesquisas no concorrente sem nos lembrar que nas seções de não alimentos essas lojas nos dão banho e nossas consumidoras estão sempre por lá. Nosso foco está apenas nos alimentos e às vezes nossa imagem negativa não está somente nos produtos de primeira necessidade que as donas de casa pesquisam e nós não. Esses produtos estão em nossas prateleiras, mas nem olhamos para eles.
E a perfumaria, você têm pesquisado? Já observou nossos preços X lojas do ramo?
Ficando enclausurados, não conhecendo as próprias lojas ou regiões onde estamos localizados. Fica difícil para o comprador conhecer a realidade do que se passa fora do seu ambiente central, imaginando coisas só pelo computador. Visitando, comparando, vendo com os próprios olhos e da forma de como se fosse um consumidor, se certificará que não são somente os produtos de primeira necessidade que as donas de casa pesquisam.
http://bueninho-oquepensabueninho-blospot.com/
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

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