
CIDADE
Artistas portadores da Síndrome de Down fazem exposição em supermercado
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
JUSSARA MADEIRA Redação Tribuna de Petrópolis.
A exposição de quadros Down Is Up, que pode ser vista no espaço cultural do Supermercado Sendas, no Quitandinha, até amanhã, reúne cinco artistas muito especiais. Portadores da Síndrome de Down, eles estão provocando admiração em quem visita a exposição, devido ao talento apresentado nas telas. O grupo reuniu 60 quadros, e mais de 50% das peças já foram vendidas.
As pinturas são assinadas por Adriano, André, Paulo Roberto, Bibi e Rosane, que fazem parte da turma especial da artista plástica Cristina Santana. As telas estão sendo consideradas obras de arte, já que somam o princípio artístico com todas as técnicas de pintura, como luz, sombra e profundidade. Adriano, o mais antigo aluno da turma, já conseguiu faturar mais de R$ 2.000 com a venda de seus quadros durante a exposição. Todas as telas pintadas por ele foram compradas e o artista já tem quatro quadros encomendados.
Segundo Cristina, o sucesso do grupo está centrado na tendência artística que cada um deles apresenta. "Eles têm um talento incrível", elogiou. A artista plástica, que dá aulas também para alunos "não especiais", confessou a preferência pelo grupo. "Eles são quem me dá menos trabalho", contou. Ela disse que a pintura é possível para os portadores da Síndrome de Down quando estes são incentivados a praticar diversas atividades, como o estudo, atividades físicas e terapias.
Desde que a mostra foi montada no espaço cultural do Sendas, no dia 10 de agosto, duas vezes por semana as aulas estão sendo dadas em uma sala ao lado
Os artistas estão fazendo sucesso: dos 60 quadros da exposição, 50% já foram vendidos: talento e criatividade.
ções mistas. Devido ao sucesso, o grupo foi convidado a expor seus quadros em outros municípios. Amanhã, a partir das 15h, uma apresentação da pianista Ana Lúcia Tepedino irá encerrar a mostra.
foram convidados para as aulas, para comprovar que são eles realmente que estão pintando", lembrou.
Esta é a primeira exposição exclusiva destes alunos, que já apresentaram seus trabalhos em exposi-do espaço reservado para os quadros dos alunos. A turma foi transferida para o local porque muitos que vêem os quadros não acreditam que as telas estão sendo pintadas por portadores de Síndrome de down.
observação:Foi um marco, pois tivemos a felicidade de estarmos lá nessa ocasião, e vimos o sucesso desse grupo de gente que possue um expirtito de enorme alegria de viver e de grande sabedoria. Seus familiares são dignos de louvores, pelo zelo e participação em tudo que realizam esses grandes artistas. Não há como negar a forte emoção, quando releio e vejo as obras de tão alto valor em tudo que se possa imaginar
Pedro Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário