sábado, 11 de outubro de 2008

ARTISTAS - SINDROME DE DOWN -EXPOSIÇÃO

FOI UMA GRANDE FELICIDADE OCORRIDA EM 2002 NA CIDADADE DE PETRÓPOLIS - RJ.

CIDADE
Artistas portadores da Síndrome de Down fazem exposição em supermercado
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
JUSSARA MADEIRA Redação Tribuna de Petrópolis.
A exposição de quadros Down Is Up, que pode ser vista no espaço cultural do Supermercado Sendas, no Quitandinha, até amanhã, reúne cinco artistas muito especiais. Portadores da Sín­drome de Down, eles estão provocando admiração em quem visita a exposição, devido ao talento apresenta­do nas telas. O grupo reuniu 60 quadros, e mais de 50% das peças já foram vendidas.
As pinturas são assina­das por Adriano, André, Paulo Roberto, Bibi e Rosane, que fazem parte da turma especial da artista plástica Cristina Santana. As telas estão sendo consi­deradas obras de arte, já que somam o princípio ar­tístico com todas as técni­cas de pintura, como luz, sombra e profundidade. Adriano, o mais antigo alu­no da turma, já conseguiu faturar mais de R$ 2.000 com a venda de seus qua­dros durante a exposição. Todas as telas pintadas por ele foram compradas e o artista já tem quatro qua­dros encomendados.
Segundo Cristina, o su­cesso do grupo está centra­do na tendência artística que cada um deles apresen­ta. "Eles têm um talento in­crível", elogiou. A artista plástica, que dá aulas tam­bém para alunos "não es­peciais", confessou a pre­ferência pelo grupo. "Eles são quem me dá menos tra­balho", contou. Ela disse que a pintura é possível para os portadores da Sín­drome de Down quando es­tes são incentivados a pra­ticar diversas atividades, como o estudo, atividades físicas e terapias.
Desde que a mostra foi montada no espaço cultu­ral do Sendas, no dia 10 de agosto, duas vezes por se­mana as aulas estão sendo dadas em uma sala ao lado
Os artistas estão fazendo sucesso: dos 60 quadros da exposição, 50% já foram vendidos: talento e criatividade.
ções mistas. Devido ao su­cesso, o grupo foi convida­do a expor seus quadros em outros municípios. Amanhã, a partir das 15h, uma apresentação da pia­nista Ana Lúcia Tepedino irá encerrar a mostra.
foram convidados para as aulas, para comprovar que são eles realmente que estão pintando", lembrou.
Esta é a primeira expo­sição exclusiva destes alu­nos, que já apresentaram seus trabalhos em exposi-do espaço reservado para os quadros dos alunos. A turma foi transferida para o local porque muitos que vêem os quadros não acreditam que as telas estão sendo pintadas por portadores de Síndrome de down.

observação:Foi um marco, pois tivemos a felicidade de estarmos lá nessa ocasião, e vimos o sucesso desse grupo de gente que possue um expirtito de enorme alegria de viver e de grande sabedoria. Seus familiares são dignos de louvores, pelo zelo e participação em tudo que realizam esses grandes artistas. Não há como negar a forte emoção, quando releio e vejo as obras de tão alto valor em tudo que se possa imaginar

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário