sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DAR AOS POBRES GERA INFLAÇÃO ! Boa essa, não?

Ajudar aos pobres é perigoso, pois pode gerar inflação. Muito boa essa. Que acham?
Merval Pereira na sua coluna desse dia 30 de janeiro, após narrar algumas coisas boas nas discussões que estão se realizando em Davos, na Suíça, quando lá muitos acham que a América Latina, que por muitos anos era considerada o patinho feio, mas que agora é considerado a zona mais segura em não sofrer tanto com a crise e também que será a primeira área a se livrar dela. A partir desse trecho, vamos descrever o que escreveu Merval Pereira sobre a influência da Bolsa Familia:
Apesar do relativo otimismo em relação ao desempenho da região como um todo, e Brasil em particular, há um temor de que a crise econômica severa reavive tendências populistas, para tentar evitar que seus efeitos afetem as políticas sociais que tiveram bons resultados nos últimos anos, tirando da extrema pobreza milhões de pessoas. A questão é que aumentar os gastos públicos para tentar estimular a economia ou aumentar proteção aos mais necessitados, como está fazendo o Brasil nesse momento ampliando o alcance da Bolsa Família, em vez de política anticiclica tradicional, pode-se transformar em fator de desordem da economia e fonte de inflação a médio prazo. Assim vai destruindo os fundamentos que estão dando, nesse momento, o suporte para enfrentar a crise com um mínimo de estrutura. E é o controle que permite avanços nos programas sociais.
Após o trecho acima, Merval deu continuidade ao seu grande saber.
Agora prossigo eu:
Então quer dizer que dar aos mais pobres gera inflação. E quando não havia Bolsa Família, não havia inflação? Ah, vai dizer que esse é um dos componentes. Sempre dará uma resposta para qualquer contestação. Repetindo: dar aos mais pobres gera inflação. Essa é nova! Está no O Globo deste dia 30 de janeiro de 2009. Dia inesquecível, onde um jornalista descobriu de que ajudar aos mais necessitados gera INFLAÇÃO !!
Quer dizer que dar as montadoras e outros mais, não há perigo algum, mas aos pobres além dos riscos de inflação, pode, também, criar desordem na economia. Estranho, não? Acho bom Merval voltar do "calor da Suíça", pois o frio não lhe está fazendo bem. Entenderam? Nem eu !!

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário