sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O ESTADO QUE AGORA TODOS ELOGIAM!!

SEU FOSSE ECONOMISTA
Quem dera eu ser economista, porém não sou também adivinho como muitos deles de todos os níveis, desde colunistas de jornais, como até mesmo professores de faculdades renomadas. Todos eles vivem a todo instante passando para o público em geral, informações e dando opiniões, principalmente depois do jogo jogado.
Lógico que não se deve deixar de passar informações, mas que elas sejam de fato concretas, mas nesses dois últimos anos, quando tenho tido mais tempo para buscar informações de todos os níveis, principalmente daqui do Brasil, aí que em mim pairam muitas dúvidas nas informações que tenho colhido, em muitos jornais e até pelos programas apresentados em TVs fechadas.
O sobe e desce das bolsas em todo o mundo, não deve diferenciar muito da nossa no seu modo operandi. Já li, inclusive, que têm muita gente usando o sistema de aluguel de ações. Você tem ações que estão em baixa, isso feito com gente bastante especialista de grande conhecimento do metiê, que “adquire” grande volume e daí provoca uma alta e nesse momento efetua-se a venda e os lucros são divididos, conforme acordado. Claro que muitos fazem esse acordo com quem tenha bom volume de ações e, por estar em quedas, esse sócio muito das vezes é a salvação.
Outros casos são das empresas com um número muito grande de ações nas mãos de terceiros e esse é o momento de recompra. Quando lançaram no mercado era para se capitalizarem e agora é para recompor o seu acervo de ações, que se necessário for, lançam no mercado novamente.
Mas agora, hem? Os governantes não eram os incompetentes? O Estado não saber gerir nada, não conhece nada de mercado livre, não sabe que tudo deveria ser gerido pelo mercado que sempre foi capaz e bastante atuante? E agora, que me dizem? Estão realmente necessitando de ajuda ou é pura esperteza? Ainda fico com a segunda tese. Penso que seja mais é esperteza. De um momento para outro as dificuldades surgiram das sombras dos esconderijos estranhos. Bancos que arrotavam inteligência agora estão de pires na mão? Muito estranho, por que não dizer: estranhíssimo, mesmo!!
E os colunistas que sempre jogaram pedras no Estado e agora não arrotam sabedoria dos neoliberais? Mas esses não desistem, pois estão sempre pinçando alguma coisa para comentar, mas evitando falar da tal liberdade de mercado.
Sim, sou a favor da iniciativa privada, mas que o estado esteja sempre observando e criando e facilitando, mas não na total liberdade que dizem necessitar, mas que agora estão procurando o “COLINHO DO ESTADO”.

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário