sábado, 15 de novembro de 2008

NINGUÉM GOSTA DE FALAR DO PASSADO, MAS...

Obs: O que vai abaixo, mesmo dizendo que são coisas do passado, sem pensar fazemos a mesmas coisas hoje, podendo até ser de forma diferente, mas tratamento à cliente o sentido é o mesmo.
No passado, quando era simplesmente armazém, o cliente era atendido de forma personalizada, até mesmo pelo próprio dono, porém, mesmo com esse bom atendimento, havia um certo constrangimento por ter-se que fazer muitas perguntas se havia estoque de determinado produto assim como seu preço. Isso era prejudicial ao negócio pela falta de liberdade de escolha como se tem hoje e ai se perdia vendas, pela falta do sentido de vendas por impulso. Os produtos femininos nem se vendiam nos armazens antigos. O constrangimento soprepunha. Mesmo nas famácias, as mulheres até olhavam a quem iriam comprar, por exemplo, um absorvente.

Se antes tinha quem servi-lo, hoje o consumidor percorre os corredores “no seu mundo”, muita das vezes sem nem sentir quem está por perto. Está totalmente concentrado. È bom não acordá-lo. Está extasiado. Outros, porém necessitam de um pouco mais de calor humano, um gesto educado e desejoso de ser visto fazendo suas compras. Pouco se vê hoje esta atenção. Falta cordialidade no trato quando o cliente necessita de uma informação.

Havia em um supermercado, um atendimento quase que da forma tradicional e familiar que era de se ter cafezinho a toda hora. O cliente se sentia como se fosse uma visita ilustre pela receptividade ao ser-lhe servido um cafezinho, que não mais se vê neste mesmo supermercado. Tem coisas que devem ser preservadas. Muitos não concordam com essa filosofia, mas na verdade agrados de longos anos são como uma bela fachada de uma Empresa, com sua logomarca marcante que ao longe chama atenção e vista com admiração e respeito pelo público em geral. Hoje, pelo excesso de concorrentes, até que não se tem prestação de serviços dignos de expressão, e muitos menos agrados cordiais como o cafezinho do ENCANTAMENTO.

PARTICIPAÇÃO JUNTO À COMUNIDADE

É um tema pouco ou quase não discutido dentro de uma loja e também não levado aos Gerentes de loja de que deveriam estar muito próximos daqueles que planejam na Matriz, ou melhor , comungando com o Departamento de Marketing para alinhadamente se faça um bom trabalho junto `comunidade. Estar junto a ela é de suma importância. Você, Gerente, procure focar nesse assunto, por ser relevante para o seu negócio. Informe-se sobre a matéria procure ler, assistir palestras que possam vir a somar aos seus conhecimentos.
Lidar com gente não é uma tarefa fácil. Tenha alguém da sua confiança na loja que na sua ausência tenha habilidade para resolver problemas e quando você não puder estar à frente dessa missão. Uma comunidade respeitada torna-se unida a nós, além de bons clientes.

Certa loja, por felicidade do Gerente, conseguiu uma conscientização quase que unânime da equipe. Ele lançou um desafio aos responsáveis pelos setores de perecíveis de que faria convites aos membros da comunidade para que visitassem as áreas internas da loja e, devido a isso teriam que ter seus setores constantemente cuidados e que essas pessoas teriam o que comentar de maneira positiva e seriam futuros aliados e mensageiros a nosso favor. A cada visita que ocorreu, mais e mais funcionários se sentiram valorizados pelos inúmeros elogios dos visitantes e assim nasceu um comprometimento salutar para toda a equipe.
Depois de mais algumas convocações feitas pelo Gerente, cada responsável se encarregou de convidar novos clientes para que visitassem seus setores. Esses últimos já haviam tomado conhecimento desses convites e vejam como coisas boas também se disseminam rapidamente.
Assim se consegue algo de uma equipe e mantêm dentro da sua comunidade a confiança necessária e ao mesmo tempo reconhecimento.É muito gratificante conseguir isso. Espero um dia visitar essa loja e saber se a mesma vontade ainda existe. São fatos que marcam nossas vidas dentro do trabalho. Esse Gerente deve ser uma pessoa muito feliz por ter conquistado muitas coisas durante o seu tempo de trabalho nessa Empresa. (O nome da Empresa tem muita importância, mas o nosso também vale mais do que eles pensam)
Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário