quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CONCORRENTES E FIDELIDADE DO CLIENTE

ALGUMA COISA EU AINDA PENSO QUE SEI.
Adquirir conhecimento sobre os concorrentes é uma grande vantagem quando uma empresa conhece muito bem ela própria, mas também é necessário que seus funcionários saibam o que é a empresa para a qual trabalham, e por isso é importante que cada um deles tenha a sua cultura individual muito parecida com a da organização.
Algumas empresas esquecem de fazer o que devem para controlar apenas os concorrentes, como se a ausência de outras empresas fosse o suficiente para que elas continuem no mercado, esquecendo-se de que sem clientes não há como sobreviver.Mesmo assim é interessante notar que muitas empresas conhecem muito melhor os concorrentes do que a elas próprias, achando que possuem uma vantagem nas mãos, só que não sabem como melhorar seus processos, produtos ou serviços e ficam paradas no tempo.
Manter-se em um mercado apenas para controlar os concorrentes não é uma fórmula inteligente, a melhor é saber o que a empresa pode oferecer que os concorrentes não podem e quando o concorrente der mais um passo a empresa já terá dado muitos. Só que muitas pessoas somente pensam em controlar as outras empresas para culpá-las pelo que deixaram de fazer, tirar de si o peso de suas costas as obrigações e ações necessárias para se manter viva e com clientes que desejem adquirir os produtos ou serviços ofertados.Da mesma maneira é interessante saber que nos dias de hoje não há como conhecer todos os concorrentes, já que o mercado tornou-se global, e a busca por clientes não é mais tão visualisada em um único espaço definido, pois as empresas sabem que em determinados mercados não há mais como ampliar a fatia de mercado, já que os consumidores são fiéis a uma empresa e que o ciclo de vida atingiu a maturidade.Mas também é interessante notar que muitas empresas podem preferir lançar seus esforços no mercado já conhecido, mantendo uma relação mais próxima com seus clientes locais, atendendo a cada um deles como se fosse o único, o que acaba tornando-se um diferencial muito valioso. É evidente que a relação de cada empresa com o mercado dependerá da cultura. Algumas conseguem dar um passo de cada vez, construindo uma base sólida, parcerias com fornecedores e distribuidores, bem como fidelizam seus clientes com algo além de produtos ou serviços.Talvez a maioria das organizações não saiba exatamente o seu próprio potencial. Podemos dizer que os limites que podem ser buscados e como evoluir no mercado, deixando como única solução o controle sobre a concorrência, já que para muitas é mais fácil apenas seguir as outras organizações do que olhar para os lados e encontrar um consumidor exigente e que deseja adquirir novos produtos ou serviços.
Em matéria de marketing e promoções, não se vê nada diferente. Tem casos que o cliente até já sabe qual(is) serão os produtos anunciados para o dia seguinte que nem prestam mais atenção a eles. Fica parecendo uma propaganda institucional.
Hoje, mais que ontem, penso que o cliente gosta de, além do seu bolso, também que o mercado seja participante da comunidade. Seja numa cidade ou bairro, isso dá muita fidelidade. Ele, cliente, gosta de ser mais reconhecido e havendo um trabalho junto à seu bairro ou cidade, ele se parece grato. As grandes empresas são mais centralizadas e por isso não conhecem bem como pensam o seu cliente e muito menos o seu concorrente, principalmente se ele tiver raízes locais.
Possa ser que eu esteja enganado, mas durante seis dias que visitei uma bela cidade como Petrópolis, senti a falta da participação das grandes redes em têrmos de estarem mais ligadas junto à população, como se fazia pouco tempo atrás. Nem nos meios de comunicação local consegui perceber essa harmonia que se deve haver.

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe.
Pedro Bueno

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