sábado, 23 de agosto de 2008

24 DE AGOSTO DE 1954 - QUANDO FINDOU UM CICLO DA POLÍTICA NACIONAL.
A MORTE DE VARGAS.


Getúlio Vargas participou ativamente e comandou a chamada REVOLUÇÃO DE 1930.
Essa revolução levou a de´posição do então Presidente Washington Luiz e durante 15 anos Vargas governou o país com mão de ferro. Em 1934 foi modificada a Constituição e dava assim plenos poderes a Vargas.
Em 1937 fechou o Congresso e aí então só foi pesadelo para muitos. Estava mais que formada a chamada Ditadura Vargas. Não havia mais dúvidas dos propósitos de governar de forma autoritária e muitos que se opunham sentiram a mão pesada do governo, muito apoiado também pela cúpula militar, que desde 1930 lhe dava respaldo nas suas ações.
Vargas e seus componentes de governo, esmagou os revolucionários comunista em 1935. Na ocasião Vargas entregou aos nazista a mulher do chefe comunista, Luiz Carlos Prestes.
Teve 15 anos de governo totalmente ditatorial, mas também criou várias leis que vieram melhorar as condições de vida e de segurança no trabalho para todos, principalmente para a classe operária.Tudo isso era tratado pela oposição da época como "gestos populistas". Já se comentou de que muitos que se opunham na ocasião a Vargas, eram os que mais se beneficiavam de muitas atitudes do governo na tentativa de melhorar as condições do país e para isso ter respaldo para governar.
Nas leis trabalhistas foram dados direitos a se ter um salário mínimo, foi criada a carteira de trabalho, férias remuneradas e muitas coisas mais.
Foi também no governo Vargas a criação da Siderurgica Nacional, a Vale do Rio Doce, Hidreletrica de São Francisco, sendo que em 1938 foi criado o IBGE.
Da mesma forma que entrou no governo, Getúlio também foi deposto. Isso ocorreu em 1945. Na ocasião foi substituído pelo General Eurico Gaspar Dutra.
Em 1950 retornou nos braços do povo, através de eleição direta. Como feito dos mais importantes foi criada a PETROBRÁS, que continua sendo o nosso grande orgulho.

24 DE AGOSTO. ESSE FOI ÚLTIMO DIA DE UM DITADOR: GETÚLIO VARGAS.

Em 1954, mais precisamente 24 de agosto, às 8h da manhã, o noticiário da época em edição extraordinária, anunciava a morte de Vargas. Por vários dias até o seu enterro, a população estava incrédula e um ar de muita tristeza. Patricamente o país parou até ao enterro de Vargas, na sua terra natal, São Borja, no Rio Grande do Sul. Terminava nessa data, mais uma parte da nossa história, que muitos desejaram continuar, mas aos poucos foi-se perdendo, ficando mesmo na história.

Finalizando, apenas escrevi esse pequeno relato, para que não nos esqueçamos da HISTÓRIA VARGAS. Também para voltar a dizer que apesar de ter sido um Presidente ditador, foi em seus dois períodos de governos que ocorreram grandes realizações em infra-estrutura e iniciou o desenvolvimento do parque nacional brasileiro, além das leis que transformaram a vida do trabalhador de todos os níveis.

Há muito que contestar sobre a era Vargas, mas infelizmente essa tem sido a nossa história. Se formos enumerar, sempre ocorreram fatos que somente ajudavam o poder econômico, como sempre, diga-se de passagem, mas em outros tempos eram muito maior número a explorar os menos aquinhoados pela sorte. NÃO QUERO JAMAIS QUE FIQUE ESQUECIDO as atrocidades ocorridas durante o período Vargas, que ele talvez nem soubesse direito dos males que faziam em seu governo, talvez por interesses escusos. Aliás, isso ainda, infelizmente, ocorre até a presente data.

Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno

Um comentário:

  1. ra de dúvidas, Getúlio foi uma grande figura na nossa história. Penso que intimamente pensava nos desprotegidos, mas a casta que sempre domina a politica não o deixava e posteriormente imgina-se que até o eliminou.

    ResponderExcluir