terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Quem paga o pato?

Fonte Revista Época
NOTÍCIAS

Janeiro de 2009 27/01/2009 - 19:37 CASTELO DE CARTAS
Santander pode ter que pagar por fraude de Madoff
Dois escritórios de advocacia já entraram com ações coletivas nos EUA contra o banco espanhol

O Santander pode acabar tendo que pagar pelos prejuízos causados a investidores pelo golpe aplicado por Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq. Dois escritórios de advocacia apresentaram processos coletivos nos Estados Unidos contra o banco e sua filial Optimal, exigindo compensações pelas perdas sofridas .

As ações foram apresentadas pelo escritório espanhol Cremades & Calvo Sotelo e pelo americano Lobaton and Sucharow ao Tribunal do Distrito Sul da Flórida. O advogado Javier Cremades disse à EFE que seu processo coletivo representa dois clientes, um do Chile e um da Venezuela.

No entanto, de acordo com ele, outros clientes do Santander poderão aderir à ação coletiva, desde que tenham investido em fundos com sede em Miami que tenham sido lesados por Madoff. Aqueles que não puderem se unir no processo coletivo nos EUA poderão fazer isso na própria Espanha.

Cremades também adiantou que em breve haverá uma reunião com cerca de 20 escritórios de advocacia de todo mundo para formular uma estratégia conjunta para “o problema global causado por Madoff”.

Além do Santander e de sua filial de “hedge funds” Optimal, a ação também inclui o banco que tinha a custódia dos fundos lesados pela fraude, o HSBC, o auditor, PWC e outros.

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário