segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

RODOVIAS LEILOADAS COM PROBLEMAS - S.P.

15/12/2008 17:52
"Entrou pelo cano" leilão de estradas dos tucanos
Com a manchete “São Paulo deve rever leilão de rodovias”...
Com a manchete “São Paulo deve rever leilão de rodovias”, o Estadão estampa reportagem exclusiva em sua capa (1ª página) de hoje, na qual informa sobre uma baita derrota do governador José Serra (PSDB): ele fracassou na concessão de quase mil quilômetros de estradas no Estado.
De acordo com a reportagem, três das cinco empresas vencedoras da licitação têm dificuldades para obter crédito, estão em má situação financeiras ou descumpriram o que manda o edital quanto a documentação, conforme apurou a Comissão de Processamento e Julgamento das Propostas da Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artesp).
As três pagariam mais de R$ 1,5 bi ao governo tucano paulista pelo direito de operar as rodovias Ayrton Senna e Marechal Rondon e investiriam outros R$ 3,8 bi em 30 anos, 95% nos primeiros oito anos. Mas pelo jeito...Serra terá que minimizar seu alarde nos transportes.
A solução parece complicada, e há grandes chances de o leilão ir por água abaixo. Conforme divulga o Estadão, o edital define que, no caso de desclassificação, avalia-se, pela ordem, a proposta das outras empresas concorrentes. O problema é que algumas das colocadas em segundo lugar estão na lista das empresas em má situação.
Outorga x pedágio mais baratos
Como se não bastasse a derrota que representa esse imbróglio, o modelo de concessão de Serra é, em si, um fracasso total. Extremamente caro e danoso aos cidadãos, o sistema é o de outorga, ou seja, ganha a empresa que pagar mais pelo direito de operação. Logo, o valor é transferido aos pedágios, que ficam caríssimos e todos pagam a conta.
O governador tucano paulista poderia aproveitar essa confusão e, já que terá mesmo de rever as concessões, adotar o modelo seguido pelo governo federal, numa bela iniciativa da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef.
O modelo agora seguido pelo governo federal - que abandonou o adotado nos 8 anos de FHC, o mesmo ainda seguido por Serra - adota o critério de entregar a concessão a quem oferecer o pedágio mais barato, e ao mesmo tempo garantir investimentos no sistema.
Está aí um sistema que tem como valor predominante o custo-benefício e respeita o bolso do cidadão. Está às ordens, bom para tucano aprender!

Apesar de tudo, o Brasil tem crescido.
Que os ciganos da nossa economia errem sempre, como agora.

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