sábado, 14 de junho de 2008

O PESO DA TRIBUTAÇÃO




O PESO DA TRIBUTAÇÃO
Não se discute que o peso dos impostos têm gerado muitos problemas para a nossa economia, tendo em vista que tanto encarece tudo que se é produzido para o consumo interno, como para os que forem exportados, que trazem divisas para a nossa economia.

Se analisarmos bem, no último governo só houve ascendência, mesmo com um crescimento muito pequeno do PIB.

Há, agora, no Congresso Nacional, um projeto a ser votado agora pelo Senado, uma substituta da antiga CPMF, que na época era uma taxação de 0,38%. Trata-se da CSS, com alícota de 0,10%, sendo que também estarão isentos quem ganhar até R$ 3.080,00, que aliviará em muito o contra-cheque de uma boa parcela da população.

De fato até acho que se o governo viesse a gastar um pouco menos, talvez não necessitaria dessa CSS, porém, penso que o propósito maior, é ter como estar seguro contra os sonegadores. O fato é que com o término da CPMF, houve um acréscimo de mais de um milhão de novos correntistas nos bancos.
No Senado.
Agora os aliados do governo terão uma longa batalha, visto que lá a maioria do governo não é totalmente coesa, e mesmo com novos egressos da oposição, não votarão a favor, principalmente em véspera de eleições municipais, que não parece nada, são nas bases que prende a esses Senadores, o receio da de 2010, quando muitos estarão concorrendo, como foi o caso dos Deputados Federais, que se abstiveram de votar a favor, tendo em vista que muitos são candidatos a Prefeitos. Penso que não fosse isso. essa CSS passaria, não com muita folga, mas passaria lá no Senado Federal. Posso citar um dos motivos é que em 2010, a oposição têm muita chance de vir a ter o mandato Presidencial (.....?) e esse imposto lhe cairia no colo, sendo que quem levaria a culpa seria o atual governo. A não ser que esteja bem seguro de que de fato tem muitas chances de fazer seu substituto.
OPOSIÇÃO x DILMA.
VEJO também, com enormes possibilidades, tendo em vista que a própria oposição tem feito para que isso ocorra, dando mais visibilidade a Ministra Dilma, que por ser mulher, também tem essa preferência por parte do eleitor feminino, que hoje tem uma participação com quase igualdade com os homens e está havido de ter uma mulher como Presidente do Brasil. Isso se chamará realmente a:
NOVA ERA DA MULHER NA POLÍTICA BRASILEIRA.




Saiba viver melhor lendo o que outros escrevem para você saber mais do que pensa que sabe. Pedro Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário