domingo, 22 de junho de 2008

ALGUMA COISA DAS NOSSAS EXPORTAÇÕES

JÁ SOMOS UM GRANDE PAÍS EXPORTADOR DE MUITAS COISAS.
O Brasil tem melhorado em muito suas exportações mundo afora. Tem deixado de ter somente o E. U. A. como o principal parceiro comercial. Sim, ainda é o principal, mas na medida em que vai oferecendo seus produtos e o mundo está carente, principalmente de commodties e agora também de minério de ferro e até de combustível, como o álcool para carros e outros mais.
Os E.U.A, importou do Brasil mais de 5 bilhões de dólares nesses primeiros 4 meses do ano de 2008, girando em torno de 25% da nossa pauta de exportações.
Depois vem a China com 1,2 bilhões de dólares, com participação de 5,71%.
Segundo informações do Governo, esse bom desempenho foi resultado das vendas de aviões. soja, minério de ferro, calçados e outros menos votados.
Entre os países que mais importaram produtos brasileiros nesses quatro últimos meses de 2008 (jan./abril), vemos abaixo:
CHINA - 185% de aumento nas importações de produtos brasileiros em relação ao mesmo período de 2007/2008.
Realmente foi muito significativo esse desempenho. Parece que isso aumentará ainda mais até o final do ano de 2008. A China de hoje já é uma das maiores potências econômicas mundial. sendo que seu desempenho até hoje tem deixado analistas surpresos, pois há bem poucos anos, China pouco representava em termos comerciais para muitos países do ocidente.

HOLANDA - teve, também, um aumento muito bom nesses primeiros meses de 2008, sendo que comprou mais em torno de 29% em relação a igual período de 2007.

E.U.A. - Apesar de ser o terceiro nessa lista em termos percentuais, mas em valores absolutos tem um peso muito superior ao do que a Holanda importou. Quanto a China, esse país importou aproximadamente 20% do que os E.U.A. importou do Brasil nesses quatro primeiros meses de 2008. Mas está crescendo essas exportações para os chineses, que estão ávidos de produtos, principalmente de minérios e isso o Brasil tem muito. O meio exportador imaginam uma grande evolução de compras por parte da China por produtos brasileiros por muito anos, pois o crescimento chinês vai durar muitos e muitos anos, sem retorno, afirmam os analistas da área de exportações.
Há outros fatores de que o Brasil está diversificando muito seus parceiros e, dessa forma, a tendência realmente é cair a participação dos E.U.A. nas compras de produtos brasileiros. Não que vá cair substancialmente em valores absolutos, mas tão somente na participação em face de novos mercados conseguidos pelo Brasil, não ficando na dependência dos americanos.
Já em 2006, já havia sido registrado o menor índice de participação no mercado exportador brasileiro para os nossos irmãos norte-americanos. Já havia sido sido menor em 1997, mas agora houve novamente estagnação para aquele país devido a outros mercados compradores de nossas produções.
Em 2006, a participação dos americanos, que foi de 17,77%, contra 17,75% em 1997, menor das participações dos compradores norte-americanos.
O fato é que o Brasil de alguns anos passados, conseguiu novos parceiros comerciais, para vender sues produtos. Isso foi muito bom para a economia brasileira, por onde se escondiam os imenso numero
ALGUNS DOS MAIORES ÍTENS DA NOSSA EXPORTAÇÃO-temos muitos outros mais. Esses são apenas para ilustrar.
MINÉRIOS /// CAFÉ/ CALÇADOS


c






SOJA

Escrevo o que leio que os outros escrevem, para saber mais do penso que sei !!!
aquarela !!!!!


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário